Bill Gates era contra a compra da Nokia pela Microsoft


A Microsoft e a Nokia andam hoje de mãos dadas no mercado de smartphones, principalmente após a gigante dos softwares ter comprado a fabricante finlandesa. Mas nem sempre foi assim. Segundo uma reportagem publicada pela Bloomberg BusinessWeek, diversos membros da diretoria da empresa, incluindo o próprio Bill Gates, eram contra o negócio.
Originalmente, a aquisição da Nokia foi rejeitada por ser cara e complexa demais, envolvendo não apenas a inclusão de toda uma nova divisão às fileiras da Microsoft, como também o remanejamento de executivos-chave. Desde o início, porém, Steve Ballmer se mostrou a favor da compra, trabalhando exaustivamente para convencer a diretoria.
As coisas começaram a mudar quando os primeiros rumores de aparelhos da Nokia com Android surgiram. Foi aí que o atual CEO da Microsoft, Satya Nadella, mudou de ideia e Ballmer conseguiu levar seus planos adiante. Ainda assim, porém, o desgaste do então CEO junto aos membros da liderança da empresa acabou sendo um dos motivos que o levaram a anunciar o abandono do cargo.
Os problemas da operação da Microsoft com os tablets Surface e as baixas vendas dos dispositivos também falaram a favor do negócio. Com a Nokia, a empresa estaria pisando em um terreno mais confortável, uma vez que a finlandesa já conhecia o mercado e possuía uma tradição que vinha desde os primórdios da indústria de celulares, quando os aparelhos ainda serviam principalmente para fazer ligações e estavam longe de ser “inteligentes”.

LEIA TUDO: canaltech