Autodesk libera AutoCAD, Revit e Maya gratuitamente para estudantes


Se há uma empresa que merece aplausos pelo posicionamento de mercado é a Autodesk. Provavelmente é uma das empresas mais requisitadas e famosas no segmento de softwares voltados para construção e 3D, onde o AutoCAD é uma das maiores referências no segmento de design assistido por computador. Já há algum tempo, a empresa disponibiliza versões gratuitas de seus programas para fins educacionais para qualquer um queira aprender a utilizá-los.
Como uma forma de experimento, a Autodesk disponibilizou apenas alguns de seus produtos para testar a receptividade do público:
  • 3DS Max: modelagem e simulação de objetos em 3D;
  • Inventor: utilizado por empresas para desenvolver objetos antes da fabricação e simulações mecânicas;
  • Fusion 360: plataforma que roda na nuvem que une as funções de CAD, CAM e CAE, compatível com máquinas WIndows e Mac;
  • Sketchbook: suíte completa de desenho para designers e ilustradores;
Grátis para quem quiser aprender
As versões estudantis são idênticas às versões comerciais, sem deixar de lado nenhuma função. A única diferença é a introdução de uma marca d'água nos arquivos "Apenas para fins educacionais", mas com o mesmo poder e versatilidade das versões completas, e agora a Autodesk adicionou mais três programas dentro do mesmo modelos:
  • AutoCAD: um dos programas CAD mais utilizados do mundo;
  • Revit: categorizado com BIM (Building Information Modelling), o Revit é um dos programas mais utilizadas em arquitetura e construção civil
  • Maya: voltado para profissionais de animação 3D, ele é utilizado em diversos filmes e desenhos.
O funcionamento é o mesmo: basta preencher o cadastro para ter uma licença estudantil válida por 3 anos e até 2 máquinas simultâneas. Ou seja, se o seu objetivo é aprender, não há a menor necessidade de investir o valor da versão comercial (que passa facilmente dos 5 dígitos) ou piratear o software. Já imaginou se todas as empresas disponibilizassem versões gratuitas para quem quisesse aprender a utilizá-los?

Fonte: tudocelular.com