Cortana pode não precisar mais dos serviços de localização no Windows 10 Mobile

A Cortana é uma assistente virtual muito útil para os usuários de dispositivos Windows, além de já ter atingido a Google Play e a App Store. Recentemente, ela recebeu poderes como a habilidade de funcionar na tela de bloqueio, além de traduzir frases em novos idiomas e até exibir resultados no Google Chrome. No entanto, ainda sofre com algumas limitações, mesmo no sistema nativo, o Windows Phone. Para utilizar a assistente, é necessário manter sempre ativado o serviço de localização, o que consome bateria e é considerado bastante inseguro por muitos usuários.
No entanto, de acordo com um usuário no Reddit, esta limitação está com os dias contados. A atualização de aniversário do Windows 10 Mobile aparentemente inclui o funcionamento da Cortana mesmo quando desativo o GPS. O recurso está disponível para usuários do Windows Insider que atualizaram a build para a mais recente disponível.
Configurações da Cortana
 
No entanto, apesar de o funcionamento seguir relativamente normal, a assistente fica um pouco perdida se precisar de direções. Ainda assim, abre possibilidade para usuários que queiram manter diversas das funcionalidades da Cortana e economizar um pouco de bateria, como por exemplo quando estão indo para casa, sem acesso a um lugar para recarregar, e a bateria está baixa. Assim, será possível atingir o lar sem precisar desativar totalmente a assistente e com bateria de sobra para chegar até a tomada.
A funcionalidade foi confirmada pelo pessoal do site MSPoweruser. No entanto, ainda há dúvidas se isto é um bug presente na build 14322 do Windows 10 Mobile ou se é realmente uma mudança a ser efetivada pela Microsoft em um futuro próximo. Como sempre, teremos que aguardar. Lembrando que a Cortana também só está disponível para usuários dos EUA, China, Japão, Canadá, Brasil, Austrália, Índia, México e os cinco principais países da União Europeia.

Fonte: tudocelular.com