Microsoft Desktop App Converter é disponbilizado para download

A Microsoft anunciou há algum tempo o Projeto Centennial, que consiste em transformar programas Win32 criados para dekstops em apps da plataforma universal do Windows 10, possibilitando assim que eles possam ser encontrados na loja do sistema e contem com uma série de otimizações para a nova geração do Windows. Agora, a companhia finalmente disponibilizou para download do Desktop App Converter, que nada mais é do que a ferramenta criada por ela para auxiliar os desenvolvedores nesta tarefa tão importante, permitindo a conversão de instaladores MSI ou exe em pacotes AppX que podem ser executados no Windows 10 para desktops.
Segundo a companhia, eis alguns benefícios em levar seu programa à Windows Store:
  • Experiência de instalação do aplicativo é muito mais suave para os seus clientes. Você pode implantá-lo em computadores que usam sideloading (veja aplicativos Sideload LOB no Windows 10), e não deixar nenhum rastro para trás depois de ser desinstalado. No longo prazo, você também será capaz de publicar seu aplicativo na Windows Store.
  • Porque seu aplicativo convertido tem identidade de pacote, você pode chamar mais APIs UWP, mesmo a partir da partição de confiança total, do que você poderia antes.
  • No seu próprio ritmo, você pode adicionar recursos UWP para o pacote do seu aplicativo, como uma interface de usuário XAML, atualizações de live tiles, tarefas em segundo plano UWP, serviços de aplicativos, e muitos mais. Toda a funcionalidade disponível para qualquer outro aplicativo UWP está disponível para a sua aplicação.
  • Se você optar por mover todas as funcionalidades do seu aplicativo para fora da partição de confiança total do aplicativo e dentro da partição contêiner do aplicativo, em seguida, seu aplicativo será capaz de rodar em qualquer dispositivo Windows 10.
  • Como um aplicativo UWP, o aplicativo é capaz de fazer as coisas que ele poderia fazer como um aplicativo de desktop clássico. Ele interage com uma visão virtualizada do sistema de registro e arquivos que é indistinguível do sistema de registro e arquivo real.
  • Seu aplicativo pode participar em instalações built-in de licenciamento e de atualização automática da Windows Store. Atualização automática é um mecanismo altamente confiável e eficiente, porque apenas as partes alteradas de arquivos são baixadas.
Como pode ser visto, a Microsoft está apostando que os desenvolvedores irão de fato enxergar no Projeto Centennial uma maneira de migrarem seus programas para a Windows Store e assim facilitar o seu trabalho, atingindo um número muito maior de usuários e contando com uma integração total com o sistema.
Infelizmente, no momento o Desktop App Converter está disponível apenas em inglês, podendo ser encontrado diretamente no site da Microsoft. Além disso, você pode acessar a documentação MSDN para ver todos os detalhes do projeto e resolver se valerá ou não o trabalho de portar o seu programa para a plataforma universal do Windows 10. Caso isto realmente saia como a companhia planeja, são esperados milhões de novos aplicativos durante os próximos meses, fazendo com que a loja da plataforma assuma um papel essencial para o sucesso do Windows 10 em diversos dispositivos.
O Desktop App Converter é compatível apenas com desktops que utilizem o Windows 10 em sua build 14316 ou superior, podendo ser encontrado gratuitamente e contando com cerca de 1,4MB.

Fonte: tudocelular.com