Microsoft libera build 14328 para Windows 10 e Mobile; veja novidades e problemas


A Microsoft está em ritmo alucinante de desenvolvimento para o Windows 10, liberando agora uma nova compilação do sistema tanto para dekstops quanto para smartphones por meio do Fast Ring do programa Insiders. Trata-se da build 14328, que como muitos devem ter percebido é apenas um número acima da versão lançada ainda nesta quarta-feira para o Windows 10 Mobile, o que demonstra que não foram adicionadas muitas correções e novidades para o sistema voltado aos dispositivos móveis. Devido a isto, a Microsoft decidiu informar apenas as novidades, correções e problemas ainda presentes na versão do sistema para desktops, dando a entender que nada de novo realmente chegou à sua edição mobile.

O que há de novo

Windows Ink

A novidade apresentada ainda durante a BUILD 2016 finalmente pode ser experimentada por desenvolvedores e entusiastas do Windows 10. Com ele, você poderá tirar total proveito de dispositivos compatíveis com entrada por meio de canetas stylus, criando uma experiência similar ao que você teria se estivesse interagindo com uma folha de papel. Com o Windows Ink é possível criar notas, desenhar em quadros brancos, e compartilhar tudo o que for criado facilmente. A função também está integrada a apps nativos como Maps, Edge e a suíte Office.

Vale destacar que o Windows Ink é capaz de reconhecer o tipo de dispositivo que você está utilizando, sendo habilitado por padrão em aparelhos como o Surface Pro 4 e o Surface Book, que contam com suporte a canetas stylus, bastando que você toque sobre o pequeno botão com o desenho de uma caneta na barra de tarefas. Caso o seu aparelho não seja compatível com este tipo de acessório, o ícone não será exibido, sendo necessário tocar com o botão direito na barra de tarefas e escolher a opção "mostrar botão do Windows Ink Workspace".

Melhorias na tela inicial

 

Foram adicionadas algumas mudanças na tela inicial do Windows 10 para permitir que o usuário encontre o aplicativo desejado de forma mais rápida e intuitiva, além de possibilitar uma identidade visual mais próxima entre desktops, tablets e PCs.

As seções "aplicativos mais usados" e "todos os aplicativos" foram unificadas, fazendo com que ao abrir o menu iniciar você já tenha acesso à uma lista completa com seus apps, reduzindo assim a quantidade de cliques necessários para chegar ao item desejado. Além disso, funções importantes como "desligar", "configurações" e "explorador de arquivos" foram movidas para uma barra lateral, para que assim possam estar sempre visíveis ao usuário. Vale notar ainda a modificação realizada na lista de "recentemente adicionados", que agora passará a mostrar três apps ao invés de apenas um, bastando que você toque em "mostrar mais" para que o restante seja exibido.
Por último, todas as pastas selecionadas para serem exibidas no menu iniciar agora serão visualizadas imediatamente ao abri-lo, não sendo necessário abrir o menu hambúrguer para ter acesso a elas.

Fonte: tudocelular.com