Ontem (21/4), durante o anúncio dos resultados financeiros para o 1º
trimestre de 2016, a Microsoft revelou que durante os três primeiros
meses deste ano, a empresa colocou à venda no mercado míseros
2,3 milhões de smartphones Lumia. Esse número é
73% inferior ao resultado do mesmo período do ano passado.
Para efeito de comparação, a Samsung, líder do mercado de smartphones
em número de unidades vendidas, comercializou 83 milhões de aparelhos
nos últimos três meses do ano passado, segundo o Gartner. A fabricante
coreana ainda não divulgou os números para o 1º trimestre deste ano.
Embora seja preocupante para a plataforma Windows 10 Mobile
como um todo, o resultado não é necessariamente uma surpresa: as vendas
de Lumias vêm caindo desde o 1ª trimestre de 2015 e a Microsoft lançou
apenas 4 aparelhos com o novo sistema operacional até agora (Lumia 550, 650, 950 e 950XL; nenhum deles está à venda no Brasil).

Os smartphones top de linha da Microsoft, 950 e 950 XL, sequer foram colocados à venda no mercado nacional.
A Microsoft é a fabricante com maior fatia do mercado de Windows
Phones, responsável por 90% das vendas, portanto se o desempenho dela é
ruim, toda a plataforma sofre.
Nos últimos meses, uma série de fabricantes, como HP, Acer, Vaio e
Alcatel anunciaram smartphones equipados com Windows 10 Mobile, mas
alguns destes sequer chegaram ao mercado ainda e outros estão
disponíveis apenas em regiões específicas ou para clientes corporativos
(e não para o consumidor final).
Sem uma ampla base de usuários, a Microsoft continuará tendo
dificuldades em convencer desenvolvedores a lançar aplicativos para
smartphones Windows. Mesmo que a empresa tenha tornado mais fácil
desenvolver apps para PCs com Windows 10 e adaptá-los para celulares, que desenvolvedor se dará ao trabalho de fazê-lo, se tão poucos aparelhos são vendidos?
Fonte: showmetech.com.br