Satya Nadella acredita na criação de nova categoria de smartphones com o Windows 10 Mobile



A Microsoft tem deixado usuários do Windows 10 Mobile um tanto quanto apreensivos com suas últimas ações voltadas para o mercado de dispositivos móveis, principalmente as sequenciais investidas em plataformas rivais e a declaração do líder do setor Windows de que os smartphones não seriam o foco da companhia durante este ano. Para “deixar tudo em pratos limpos”, eis que o CEO Satya Nadella finalmente resolveu se pronunciar, dando alguns detalhes interessantes sobre os planos da Microsoft para sua plataforma mobile.
De acordo com Nadella, o objetivo da casa de Redmond nunca foi chegar ao mercado e assumir o topo rapidamente utilizando funções que sistemas rivais já possuíam, já que este tipo de prática pode ser muito boa a curto prazo mas pode gerar prejuízos no futuro. Devido a isto, a empresa preferiu construir primeiro uma base sólida para sua plataforma, incluindo funcionalidades únicas como o Continuum e integrando tudo sob um único “olhar” para facilitar o trabalho dos desenvolvedores e permitir que os usuários contem com uma experiência sem precedentes.
Eles (dispositivos com Windows) rodam em várias formas diferentes, mas é uma única plataforma de desenvolvimento, uma única loja, uma única cadeia de ferramentas para desenvolvedores. E você pode adaptar tudo para diferentes tamanhos de tela e diferentes meios de entrada e saída.
Como pode ser visto, Satya Nadella foi enfático ao afirmar que os diferentes aparelhos como PCs, tablets, smartphones, consoles Xbox One e HoloLens rodam sob um único sistema operacional, mesmo que muitos acreditem que a companhia os veja como vertentes diferentes. Com isso, ele renova as esperanças de quem pensava que o Windows 10 Mobile seria deixado de lado durante este ano de 2016, pois mesmo que os smartphones não sejam o foco a Microsoft ainda irá disponibilizar todas as funcionalidades encontradas nos demais aparelhos de maneira otimizada para as telas sensíveis ao toque entre 4 e 8 polegadas.
O CEO da Microsoft foi ainda mais longe, comentando sobre os planos para montar a base de sua plataforma móvel durante os próximos três anos:
Eu não quero ser apenas mais um cara seguindo pelas regras impostas por outros. O que há de único em nossos telefones é o recurso Continuum, e nós continuaremos a desenvolvê-lo para que se torne cada vez melhor. Assim como fomos capazes de criar uma categoria com nossos tablets Surface, onde apenas três anos atrás muita gente ainda se perguntava o que seria um dispositivo 2-em-1 e agora até a Apple precisou criar um aparelho para este nicho. Com isso, esperamos que dentro de três anos as pessoas parem e digam: “nossa, este é um smartphone que também pode ser um PC”.
Nadella afirmou ainda que a Índia seguirá como uma das prioridades da empresa, porém não apenas por ser um país focado na compra de smartphones atualmente. De acordo com ele, estes tipos de mercados emergentes tendem a adquirir computadores mais avançados conforme vão se desenvolvendo, já que de acordo com o crescimento do PIB é natural que as necessidades das pessoas também se elevem. Com isso, ele prevê que os usuários que atualmente utilizam smartphones procurarão uma transição natural para o mundo dos desktops, e é aí que o Continuum entrará.
Se os planos da Microsoft para o mercado móvel realmente darão certo ou não apenas o tempo poderá dizer, porém diversos especialistas apontam que a companhia é a mais próxima de conseguir unificar todas as categorias de aparelhos sob um único sistema, e que será exatamente isto que as pessoas procurarão em um futuro próximo. Como nem sempre os analistas fazem previsões acertadas, resta aguardarmos para vermos se a dona do Windows será capaz de manter seu sistema para dispositivos móveis em evidência até que este futuro chegue.

FONTE: boainformacao.com.br