Windows 10 Mobile recebe suporte aos chips Snapdragon 830 e 625; novos Lumias a caminho?


A Microsoft confirmou que a versão 64-bit do Windows 10 Mobile começará a ser disponibilizada em breve para dispositivos que utilizam chipsets compatíveis com esta arquitetura, fazendo assim com que aparelhos como Lumia 950, Lumia 950 XL e, principalmente, HP Elite X3, possam finalmente ter todo o seu poder de processamento liberado. Ao que parece esta não é a única novidade que está sendo implementada pela companhia em seu sistema mobile, pois de acordo com o que pode ser visto na página de suporte capturada pelo portal Nokia PowerUser teremos algumas outras mudanças interessantes.
Segundo revelado, o Windows 10 Mobile Redstone contará com suporte aos novos chips Snapdragon 830 e Snapdragon 625 da Qualcomm, o que significa que é muito provável que os vejamos em novos modelos da linha Lumia, como o que foi importado para testes na Índia recentemente. Vale destacar que o Snapdragon 830 ainda não foi apresentado oficialmente, havendo apenas rumores de que ele terá suporte a 8GB de RAM e será fabricado em processo de 10nm pela Samsung.
Já o Snapdragon 625 foi anunciado ainda em fevereiro pela companhia, sendo voltado para "intermediários de luxo" como temos na linha Galaxy A da Samsung. Este SoC é fabricado em processo FinFET de 14nm e conta com oito núcleos Cortex-A53 rodando a 2,3GHz, além de uma GPU Adreno 506 capaz de suportar telas de resolução Full HD e gravação de vídeos em 4K. Segundo a própria Qualcomm, este é o melhor chip voltado para o mercado intermediário da atualidade, sendo esperado que os primeiros dispositivos comecem a chegar ao mercado com ele no segundo semestre deste ano.
Como não poderia deixar de ser, a descoberta gerou alguns rumores ao redor do mundo, sendo dito que o Lumia 850 pode ser apresentado durante a MWC 2016 em setembro desde ano contando com o Snapdragon 625, enquanto o novo flagship da linha Lumia viria apenas no primeiro trimestre de 2017 já com a atualização Redstone 2 rodando de fábrica, e utilizando o Snapdragon 830 em conjunto com "uma grande quantidade de RAM" para competir no mercado de alto desempenho.
O que dá alguma base para este rumor é que a Microsoft provavelmente irá apostar no uso de chipsets Intel para sua linha Surface Phone, já que estes dispositivos teriam foco no uso do Continuum e para isto um SoC x86 seria primordial. Devido a isto, pode ser que a companhia continue apostando nos Lumias como uma alternativa para o público convencional, mesmo que o número de lançamentos por ano seja reduzido consideravelmente, assim como sua disponibilidade.
Não podemos deixar de notar ainda que a inclusão de novos chips permitirá que as fabricantes parcerias da Microsoft contem com um leque maior de opções na hora de desenvolver seus próprios smartphones com Windows 10 Mobile, aumentando então a concorrência em relação ao incontável número de modelos com sistema operacional Android que inundam os quatro cantos do mundo em todas as categorias.
E você, ansioso para ver um smartphone com Windows 10 Mobile portando o Snapdragon 830 ou 625? Acha que a Microsoft continuará investindo na linha Lumia mesmo após os inúmeros fracassos em vendas enfrentados ao longo dos anos? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Fonte: tudocelular.com