Android N vs Windows 10 Mobile Redstone: customização, assistente de voz e mais [vídeo]


Chegamos ao último vídeo da série de comparativos entre Windows 10 Mobile Redstone e Android N, onde foram demonstrados alguns pontos importantes de ambas as plataformas que devem ser levados em consideração pelos usuários na hora da escolha. Como vimos anteriormente, os sistemas terão suas respectivas atualizações liberadas no segundo semestre deste ano, com a Microsoft publicando o update já no próximo mês de julho enquanto a Google disponibilizará sua nova edição do robozinho verde apenas em outubro ou novembro deste ano, tendo assim mais tempo para trabalhar com ela.

Após falarmos sobre a tela inicial/lockscreen, interface como um todo e também desempenho, eis que focaremos agora nas possibilidades de customização de cada plataforma, seus respectivos assistentes pessoais e lojas de aplicativos, buscando assim "fechar a conta" com relação a todas as principais diferenças e semelhanças entre eles. Novamente, foram utilizados um Lumia 640 XL com a versão mais recente do Windows 10 Mobile Redstone (build 14367) e um Nexus 5X com a mais atual compilação beta do Android N, sendo neste caso a quarta edição liberada no programa de testes.


Como visto, Android N e Windows 10 Mobile Redstone possuem grandes diferenças com relação às possibilidades de personalização, pois enquanto o primeiro permite o uso de uma infinidade de aplicativos e MODs para ser customizado exatamente da forma como o usuário deseja, o segundo aposta em algo mais contido, porém disponível de maneira nativa nas próprias configurações do sistema. Com relação à assistente de voz temos o Google Now ligeiramente superior à Cortana, sendo capaz de reconhecer e reagir de maneira mais rápida e direta, além de entender contexto de forma mais intuitiva. Enquanto isso, a assistente da Microsoft permite conversas mais elaboradas e "brincadeiras", contando com uma vasta área de entretenimento.
No mais, foram destacados os seguintes pontos:
  • Android tem uma característica imbatível que é possibilitar que os usuários apliquem uma nova camada de interface apenas com a mudança do launcher, algo ausente no Windows 10 Mobile.
  • Windows 10 Mobile, entretanto, tem um recurso interessante que é ainda ausente do Android conhecido como Modo escuro, algo inserido pela Google na segunda prévia do Android N mas que desapareceu nas versões seguintes.
  • Tanto Android N quanto Windows 10 Mobile realmente oferecem boas opções para customização de wallpaper na tela inicial ou lockscreen.
  • Assistente de voz em ambas as plataformas funcionam muito bem e são muito eficientes, mas a Cortana foca mais em possuir uma personalidade enquanto o Google Now é um muito rápido e preciso, também oferecendo informações em forma de cartas.
  • Tanto a Google Play quanto a Windows Store possuem uma interface de usuário bastante similar em termos de organização das informações, além de apresentarem uma lista dos "tops" praticamente equivalente. Neste ponto, entretanto, não se pode negar que a Play Store é muito maior do que o Windows Store em termos de número de aplicativos, sendo notada a falta principalmente de clientes para redes sociais como Snapchat, Facebook (ainda em beta), Messenger (ainda em beta) e WhatsApp (ainda não atualizado para o padrão UWP) ou jogos como Clash of Clans.
Falando de uma forma resumida, podemos notar que o Windows 10 Mobile Redstone busca disponibilizar tudo o que o usuário precisará de forma nativa, enquanto o Android N ainda abusa das soluções disponibilizadas por terceiros por poder contar com um ecossistema muito mais estável e desenvolvido. Isto reflete principalmente nas opções de personalização e na loja de aplicativos, sendo necessário que você defina quais as suas prioridades antes de escolher qual sistema utilizará.

Fonte: tudocelular.com