Fone de ouvido no PC só funciona de um lado? Veja como resolver

Alguns usuários que utilizam fone de ouvido podem passar algumas vezes por um problema incômodo: o aparelho só funcionar de um lado no PC. Ao conectar o acessório na entrada P2 do computador, o som só é emitido por uma das saídas do dispositivo e a outra fica completamente muda. 

Antes de se desfazer do fone, alguns testes podem ser interessantes para conferir onde está o problema. Às vezes, essa falha ocorre devido a uma configuração do Windows, ou basta desinstalar e instalar um novo driver para a placa de áudio. Veja as dicas de como resolver. 


1. Baixe o driver de áudio mais recente
 
Os drivers são pequenos programas responsáveis pela comunicação do software com o hardware. Sem eles, nenhum componente funciona corretamente. Assim, se o seu driver estiver com algum problema, instalar a versão mais recente pode solucionar. Prefira fazer o download dos arquivos no site oficial indicado pelo produto. Dessa forma, há um risco menor da sua máquina pegar vírus, por exemplo.

Se você não tem nenhuma placa de som dedicada instalada em sua máquina, o áudio é processado por uma placa embutida diretamente em sua placa-mãe. Assim, para baixar o driver de áudio mais recente, acesse o site da fabricante de sua placa-mãe e busque pelo modelo exato que está instalado em seu computador.

Depois disso, haverá uma seção ou aba chamada “Drivers” ou “Downloads”. Nesse página, procure pelo driver de áudio e instale em sua máquina. Fique atento apenas para qual versão do Windows o programa foi desenvolvido. Se baixar um driver compatível com uma versão diferente do sistema operacional utilizado, o software nem sequer instalará. Outro quesito que merece atenção é a data de publicação do driver. Sempre baixe aquele que tiver a data mais recente.

Página para download de drivers da Gigabyte (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Página para download de drivers da Gigabyte (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Se estiver com dificuldade em achar os drivers da sua placa-mãe, uma simples pesquisa no Google pode facilitar a tarefa. Por exemplo, experimente pesquisar por “baixar driver de áudio placa-mãe gigabyte z77x-ud3h”. Os primeiros resultados deverão levá-lo diretamente para a seção específica no site da fabricante.

2. Use o driver genérico do Windows
 
O Windows possui uma série de drivers genéricos que funcionam para a maioria dos usuários. Se você não é um audiófilo, ou não usa recursos avançados de sua placa de som, muitas vezes apenas o driver genérico pode funcionar. Para usá-lo, entretanto, é preciso desinstalar o driver dedicado.

Para isso, use as teclas “Windows + X” e escolha a opção “Gerenciador de dispositivos”. Se abrirá uma pequena janela. Procure por “Controladores de som, vídeo e jogo” e clique na seta que se encontra ao lado esquerdo. Novos itens irão surgir. Clique sobre o dispositivo de áudio com o botão direito e selecione “Desinstalar”.

Depois disso, reinicie o computador e veja se o problema foi solucionado.

Desinstalando o driver de som (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Desinstalando o driver de som (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

3. Configurações de volume
 
Uma outra causa para este problema é que o Windows pode estar configurado erroneamente apenas para sair som de um dos lados. Para verificar isso, clique com o botão direito no ícone do alto falante, que fica ao lado do relógio do Windows. Clique na opção “Dispositivos de reprodução”.

Em seguida, clique novamente com o botão direito na opção que representa o seu fone de ouvido e vá em “Propriedades”. Vá até a aba “Níveis” e clique em “Balanço”. Veja se as duas opções estão posicionadas no máximo.

Se não estiver, configure da forma correta e clique em “Ok”. Com isso o problema poderá ser resolvido.

Ajustando o balanço do volume (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)Ajustando o balanço do volume (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

4. Outros problemas
 
Infelizmente, em alguns casos, esse tipo de problema é causado por mau contato na entrada do fone ou mesmo por defeito no próprio fone de ouvido, que rompeu um dos fios. Neste caso, não há nada a ser feito a não ser trocar o aparelho.
 
Fonte: techtudo.com.br