Fone de ouvido no PC só funciona de um lado? Veja como resolver
Alguns usuários que utilizam fone de ouvido podem passar algumas vezes
por um problema incômodo: o aparelho só funcionar de um lado no PC. Ao
conectar o acessório na entrada P2 do computador, o som só é emitido por
uma das saídas do dispositivo e a outra fica completamente muda.
Antes de se desfazer do fone, alguns testes podem ser interessantes para
conferir onde está o problema. Às vezes, essa falha ocorre devido a uma
configuração do Windows, ou basta desinstalar e instalar um novo driver para a placa de áudio. Veja as dicas de como resolver.
1. Baixe o driver de áudio mais recente
Os
drivers são pequenos programas responsáveis pela comunicação do
software com o hardware. Sem eles, nenhum componente funciona
corretamente. Assim, se o seu driver estiver com algum problema,
instalar a versão mais recente pode solucionar. Prefira fazer o download
dos arquivos no site oficial indicado pelo produto. Dessa forma, há um
risco menor da sua máquina pegar vírus, por exemplo.
Se você
não tem nenhuma placa de som dedicada instalada em sua máquina, o áudio é
processado por uma placa embutida diretamente em sua placa-mãe. Assim,
para baixar o driver de áudio mais recente, acesse o site da fabricante
de sua placa-mãe e busque pelo modelo exato que está instalado em seu
computador.
Depois disso, haverá uma seção ou aba chamada
“Drivers” ou “Downloads”. Nesse página, procure pelo driver de áudio e
instale em sua máquina. Fique atento apenas para qual versão do Windows o
programa foi desenvolvido. Se baixar um driver compatível com uma
versão diferente do sistema operacional utilizado, o software nem sequer
instalará. Outro quesito que merece atenção é a data de publicação do
driver. Sempre baixe aquele que tiver a data mais recente.
Se
estiver com dificuldade em achar os drivers da sua placa-mãe, uma
simples pesquisa no Google pode facilitar a tarefa. Por exemplo,
experimente pesquisar por “baixar driver de áudio placa-mãe gigabyte
z77x-ud3h”. Os primeiros resultados deverão levá-lo diretamente para a
seção específica no site da fabricante.
2. Use o driver genérico do Windows
O
Windows possui uma série de drivers genéricos que funcionam para a
maioria dos usuários. Se você não é um audiófilo, ou não usa recursos
avançados de sua placa de som, muitas vezes apenas o driver genérico
pode funcionar. Para usá-lo, entretanto, é preciso desinstalar o driver
dedicado.
Para isso, use as teclas “Windows + X” e escolha a
opção “Gerenciador de dispositivos”. Se abrirá uma pequena janela.
Procure por “Controladores de som, vídeo e jogo” e clique na seta que se
encontra ao lado esquerdo. Novos itens irão surgir. Clique sobre o
dispositivo de áudio com o botão direito e selecione “Desinstalar”.
Depois disso, reinicie o computador e veja se o problema foi solucionado.
3. Configurações de volume
Uma
outra causa para este problema é que o Windows pode estar configurado
erroneamente apenas para sair som de um dos lados. Para verificar isso,
clique com o botão direito no ícone do alto falante, que fica ao lado do
relógio do Windows. Clique na opção “Dispositivos de reprodução”.
Em
seguida, clique novamente com o botão direito na opção que representa o
seu fone de ouvido e vá em “Propriedades”. Vá até a aba “Níveis” e
clique em “Balanço”. Veja se as duas opções estão posicionadas no
máximo.
Se não estiver, configure da forma correta e clique em “Ok”. Com isso o problema poderá ser resolvido.
4. Outros problemas
Infelizmente,
em alguns casos, esse tipo de problema é causado por mau contato na
entrada do fone ou mesmo por defeito no próprio fone de ouvido, que
rompeu um dos fios. Neste caso, não há nada a ser feito a não ser trocar
o aparelho.
Fonte: techtudo.com.br