Modo Continuum é mais funcional do que parece | Hands-on do TudoCelular
Você provavelmente já deve ter ouvido falar no modo Continuum que a Microsoft trouxe com a chegada do Windows 10 e Windows 10 Mobile. Basicamente o que ele faz é transformar o seu celular em uma estação de trabalho como se fosse um computador normal, conectando-o a um teclado e mouse e monitor para que a interface do Windows para computadores seja exibida.
Durante a Computex 2016, feira de tecnologia que aconteceu na última semana na cidade de Taipei, em Taiwan, a Microsoft montou um estande relativamente pequeno para mostrar alguns dispositivos de empresas parceiras, e algumas delas apresentaram seus acessórios compatíveis com a tecnologia, como no caso da Acer e HP.
Com os smartphones Jade Primo e Elite X3, sendo o segundo deles o mais potente (Snapdragon 820 e 4GB de RAM), ambos os phablets possuem compatibilidade com o recurso e as empresas estão explorando o Continuum como um dos pontos principais.
Nós tivemos a oportunidade de brincar um pouquinho com a tecnologia e destacamos aqui alguns pontos (positivos e negativos):
- O Continuum permite que você "transforme" seu celular em um computador, enquanto você utiliza o celular normalmente;
- Ele dá suporte para mouse e teclado com ou sem fio;
- É compatível com hardwares mais potentes, ou seja, com smartphones mais atuais;
- "Mas tem lag, Wellington?" Sim. O recurso ainda não é perfeito e pode apresentar alguns lags;
- Aplicativos da Microsoft funcionam perfeitamente bem no "modo PC";
- Seu celular pode se transformar no touchpad, dispensando o uso de um mouse;
- Durante o uso do Continuum, o celular continua acessível para o uso tradicional;
A primeira impressão que fica do modo Continuum é que, sim, a Microsoft quer que você utilize este recurso com o seu smartphone. Mas vale lembrar que, na mesma medida em que ela quer incentivar o uso do mesmo, a fabricante não disponibiliza nenhum de seus modelos compatíveis com a tecnologia no Brasil – e é bom ela ficar de olho no nosso mercado que continua adotando o Windows Phone, ao contrário do resto do mundo.
Mas se a Microsoft não disponibiliza nenhum de seus aparelhos compatíveis com o Continuum, vale guardar as esperanças para a HP, que listou o seu modelo Elite X3 no site brasileiro e aumentou a expectativa dos consumidores locais.
Mas vale a pena usar o Continuum? Como já citado neste artigo, o Continuum ainda não parece 100% preparado, mas ao que tudo indica a Microsoft está lançando melhorias constantes na plataforma para que o mesmo fique totalmente estável para os novos usuários. Ele parece perfeito para quem quer fazer apresentações e usar um "computador" em situações inesperadas, mas definitivamente não pode substituir um desktop por completo.
Fonte: tudocelular.com