Microsoft apresenta a fonte do poder do HoloLens
Os óculos inteligentes HoloLens da Microsoft, sem dúvidas são revolucionários. Muitos já tentaram entender o princÃpio de funcionamento do dispositivo, porém sem sucesso, pois trata-se de uma tecnologia que traz funcionalidades bem avançadas, é um projeto arrojado e inovador da gigante de Redmond. Mas como funciona o HoloLens? O que estaria escondido em sua estrutura? Esta semana a própria Microsoft trouxe a resposta para essas questões, apresentando a última peça que faltava no quebra-cabeça.
A empresa exibiu com exclusividade, detalhes sobre a unidade holográfica de processamento - HPU, que integra o conjunto do HoloLens. Desde fevereiro deste ano, o conjunto de realidade mista vem despertando a curiosidade de desenvolvedores, que já aprenderam sobre os numerosos sensores e câmeras que estão presentes no HoloLens, mas agora, com a recente apresentação da HPU em toda sua glória pela Microsoft, será possÃvel fazer um estudo mais profundo no dispositivo. A empresa mostrou que o HPU é formado por um coprocessador de 28nm, com 24 núcleos e 1GB de memória RAM DDR3 de baixo consumo. Todos os 24 núcleos são desenvolvidos com processadores digitais da Tensilica, e otimizados para processarem os sinais contÃnuos dos sensores que o HoloLens possui. São estes DSPs (Processador de Sinal Digital) que fazem a mágica acontecer, realizando um trilhão de cálculos por segundo!
Em seguida, todos esses dados são enviados para o chip Cherry Trail da Intel, para o processamento final. O que realmente é incrÃvel, é que toda HPU consome menos de 10W de potência, visto que o conjunto completo consegue oferecer um poder até 200 vezes mais veloz
que uma CPU convencional. Isto é o que faz a diferença, fazendo o
HoloLens funcionar com um poder absoluto, mas é claro, com essa
tecnologia o dispositivo acaba ficando bem mais caro, com uma bagatela atual de US$ 3 mil, (R$ 9,7 mil) que é mais que o dobro dos consoles de games de última geração.
A Microsoft ainda está cogitando se irá aumentar a produção ou
somente reduzir os custos dos dispositivos atuais, mas isso vai depender
também da recepção do HoloLens nos próximos anos. Mas por hora, toda
mágica dos poderosos óculos inteligentes de realidade mista finalmente
foi revelada.
Fonte: tudocelular.com