Windows 10 Mobile segue em queda livre no mercado mundial; Android continua líder absoluto
A Microsoft vende cada vez menos smartphones com Windows 10 Mobile, em uma estratégia que visa dar espaço para parceiros no mercado. Como resultado, 700% mais marcas comercializaram aparelhos com o sistema entre abril e junho de 2016, mas não impediram nova queda do SO em participação de mercado no mundo. Os dados são da consultoria Gartner.
Segundo o relatório, as vendas de aparelhos com Windows 10 Mobile que não são Microsoft Lumia saltaram de 100 mil para 800 mil unidades no período, passando a representar 40% do total de 1,97 milhões de celulares comercializados com o sistema operacional. Mas o crescimento não foi suficiente para evitar que presença global do software caísse para míseros 0,6%.
A queda livre dos sistemas Windows 10 Mobile e Windows Phone já chega a 76% ano a ano, muito atrás do iOS, com 12,9%, e do líder Android, com vendas ainda crescentes que já alcançam 86,2% do mercado mundial. Pior do que a Microsoft no ramo dos smartphones, só a Blackberry: o sistema da fabricante canadense, já praticamente descartado, amarga apenas 0,1% de market share.
iOS também em queda
Apesar dos números modestos do Windows 10 Mobile, em termos percentuais o sistema que mais perdeu participação foi o iOS. Apesar de continuar em segundo lugar, vendas de iPhone abaixo do esperado fizeram sua participação cair de 14,6% para 12,9%. A Apple continua em segundo também entre fabricantes de smartphones, atrás da Samsung em liderança sólida com 22,3% dos celulares no mundo fabricados por ela.
Sucesso com tops de linha Android
O Android vem aumentando sua margem de liderança sobre o iOS ano a ano, principalmente por conta do desempenho de aparelhos de entrada e intermediários. No entanto, no segundo trimestre de 2016, o desempenho de modelos tops de linha também foi bom. A venda global de smartphones caros cresceu 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Fonte: tudocelular.com
Fonte: tudocelular.com