Foco apenas em software? Microsoft continua dedicada no mobile mas com parceiros para dispositivos


Recentes notícias e relatos têm aumentado a desconfiança de muitos de que a Microsoft está abandonando a marca Lumia, o que poderia ser corroborado com dispositivos desaparecendo do mercado e das prateleiras, além da remoção de links de acesso rápido aos modelos da marca na página inicial no site norte-americano da Microsoft. Isso tudo nos leva a questionar qual seria o futuro do Windows 10 Mobile.

Alguns rumores apontam que a estratégia da companhia seria focar no Surface Phone, mas ainda não se sabe sequer se ele será de fato lançado, uma vez que ainda não foi confirmado. Alguns funcionários de Redmond afirmam que a companhia pretende suspender as vendas de seus smartphones até o mês de dezembro.

Oficialmente, a Microsoft não tem nada para compartilhar sobre o futuro da linha Lumia, mas a questão foi levantada por um usuários em uma pergunta à Dona Sarkar, chefe do programa de Insider, que confirmou que a Microsoft está dedicada ao setor mobile, porém ao lado de parceiros que serão os responsáveis por trazer os dispositivos para o mercado.


É interessante notar que ela coloca a ênfase em parceiros para os dispositivos, e a suposição mais lógica, considerando os fatos e rumores de até então, é de que a Microsoft de fato pretende abandonar os smartphones de fabricação própria e se dedicar apenas ao sistema operacional.

Caso isso seja confirmado, restará saber como essa decisão afetará o ecossistema Windows 10 Mobile e o interesse dos desenvolvedores em alimentar a Windows Store, além, claro, do interesse dos próprios usuários em adquirir dispositivos de terceiros para usar o sistema da Microsoft.