Vinci, app que usa redes neurais para criar fotos artísticas, chega ao Brasil


Lembra do aplicativo Prisma, que usa filtros para deixar fotos comuns mais artísticas? Um concorrente para o app vindo da Rússia acaba de ser lançado no Brasil, o Vinci. Criado pelos desenvolvedores da rede social VK.com, considerada o Facebook russo, o aplicativo utiliza redes neurais para transformar fotos tiradas com o smartphone em "obras de arte"
.

A rede neural do aplicativo identifica pequenos polígonos na imagem e monta padrões para redesenhar a foto de acordo com um dos mais de 30 filtros já disponíveis, que tem como inspiração pintores e grafiteiros de renome, como Paulo Cabral e Vitche.

Para chegar até o resultado final, a equipe treinou a inteligência artificial com 2 milhões e meio de fotos de revistas e das redes sociais Facebook e Instagram - onde a imagem devia ter pelo menos 3 mil curtidas. De acordo com os desenvolvedores, os filtros criados pelo aplicativo podem deixar a pessoa até 96,58% mais atraente (risos).

O Brasil é o terceiro país no mundo a receber o app, logo depois da Rússia e Estados Unidos, e pode ser baixado gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone.