Chromebooks podem rodar programas do Windows em breve; entenda

 
Chromebooks estão entre os laptops mais populares dos EUA porque são baratos e rápidos, e devem ficar ainda mais úteis em breve. Além de receberem suporte a apps do Android, em atualização em curso, os notebooks com Chrome OS devem poder, no futuro, rodar programas do Windows.

A promessa é do time de desenvolvimento do Wine, um software que cria uma camada de compatibilidade em sistemas baseados em Unix que permite a execução de apps x86. A plataforma deverá ter em breve uma versão especial para o Chrome OS, mais especificamente aqueles compatíveis com apps Android.




O time por trás do Wine promete versão para Android faz tempo, mas uma série de limitações vem impedindo seu funcionamento em smartphones e tablets com o sistema. O lançamento do Wine para Android foi adiado e deverá funcionar somente em hardware com chip Intel x86, cenário ideal para uso em Chromebooks.

O Wine é um programa muito famoso entre usuários de Mac porque, em vez de forçar a virtualização do Windows no OS X, permite rodar programas feitos para o sistema da Microsoft de forma quase nativa. Recentemente, o Wine 2.0 chegou com suporte a DirectX 11, que permite até rodar jogos mais recentes para Windows em computadores da Apple.

No futuro, a ideia é que tudo isso possa ser realizado também em um laptop com Chrome OS que custa uma fração do preço de um Mac.