É oficial: o LinkedIn é da Microsoft

 
“É um marco importante na história da empresa, que acredito que vá acelerar a forma como os profissionais do mundo inteiro interagem entre si, tornando-se mais poderosos e mais bem-sucedidos”, escreveu Jeff Weiner num artigo publicado esta quinta-feira, no qual anunciou a conclusão do negócio.

O negócio tinha sido anunciado em junho, mas aguardava luz verde da Comissão Europeia. O LinkedIn tem 433 milhões de utilizadores registados, o que a torna a maior rede social profissional do mundo, e esta posição dominante obrigou a empresa a fazer algumas concessões às autoridades europeias, nomeadamente sobre o cumprimento das leis de concorrência e privacidade do negócio.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou esta quinta-feira, através de um post no próprio LinkedIn, quais serão os primeiros passos para a integração da rede social corporativa ao portfólio da gigante de Redmond.

Logo após o anuncio da aquisição, em junho, Nadella e o CEO do serviço, Jeff Weiner, já tinham dado as primeiras ideias gerais sobre como a integração poderia sair do papel. Entre os exemplos então citados estavam o uso de perfis da rede social dentro de ferramentas do Office e da assistente digital Cortana para entrega de conteúdo mais relevante para utilizadores do LinkedIn.

Agora, no entanto, os planos de Nadella para a aquisição de 26,2 mil milhões ficam mais claros, com o executivo a apontar tanto as mudanças que devem afetar utilizadores diretamente quanto os novos produtos que podem surgir a partir da fusão.

Estão confirmados, por exemplo, o já esperado uso de perfis do LinkedIn para autenticação de utilizador do Outlook e pacote Office. Além disso, notificações da rede social poderão ser vistas dentro da Central de Notificações do Windows e o Microsoft Word, que pode ser usado para criar currículos e atualizar o perfil diretamente no site.

Na parte de novos produtos, o CEO espera estender o alcance do Conteúdo Patrocinado da rede social para outras propriedades da Microsoft; mas também desenvolver uma central de notícias de negócios em todo o ecossistema de conteúdos e no MSN.com; e redefinir a “venda social” através do Sales Navigator do LinkedIn com o CRM/ERP em nuvem Dynamics 365.

“Como afirmamos há seis meses, a nossa prioridade é acelerar o crescimento do LinkedIn, trazendo mais valor para cada membro do LinkedIn”, comentou o CEO da Microsoft no seu post. “No entanto, também vemos uma maior oportunidade de garantir que todos possam sair beneficiados com a tecnologia digital e as novas oportunidades criadas pela economia digital”.

Ainda assim, o executivo não deu pormenores sobre quando as mudanças devem começar a ser implementadas. Com a aquisição completa e a integração oficial das equipas a partir de hoje, os primeiros sinais da integração devem surgir em breve.
 
 
Fonte: zap.aeiou.pt