Snapdragon, Windows Holographic e mais: Microsoft no WinHEC


Esta semana, a Microsoft realizou a sua conferência WinHEC na China e fez uma série de anúncios muito animadores para seus usuários em seu keynote de abertura. Agora, você pode assistir ao vídeo completo e ver esses anúncios por si mesmo.

Uma das revelações mais importantes é a de uma nova parceria com a fabricante de chips Qualcomm. A companhia de Redmond anunciou que levará a versão completa do Windows 10 para dispositivos móveis com chips Snapdragon, permitindo que os usuários executem aplicativos x86 de desktop 32-bit em processadores ARM por meio de emulação.

Aliás, se você imagina que essa habilidade será limitada aos aplicativos de desktop mais "básicos" devido às capacidades de um dispositivo móvel, a Microsoft mostrou a versão completa do Photoshop rodando em um aparelho com o Snapdragon 820 (um chip que já está disponível em alguns aparelhos Windows 10 Mobile, como o HP Elite x3 e Alcatel IDOL 4S). E a Microsoft disse que dispositivos com essa capacidade serão lançados no mercado no próximo ano com o novo Snapdragon 835. 



No entanto, ainda não está claro se a empresa pretende habilitar essa funcionalidade em qualquer dispositivo já existente.

Outro anúncio interessante foram detalhes do projeto Evo, uma iniciativa conjunta com a Intel para oferecer novas formas de trazer "o mais recente em segurança avançada, inteligência artificial e Cortana, realidade mista e jogos". A companhia disse ao Neowin que os primeiros dispositivos dessa parceria virão ao mercado a tempo para a temporada de férias de 2017.

Como parte desses esforços, a empresa também delineou alguns de seus planos para competir com o Amazon Echo e Google Home com sua própria tecnologia chamada Microsoft Home Hub.

Também falou mais sobre sua plataforma de realidade misturada Windows Holographic, incluindo as especificações mínimas de PC necessárias para alimentar a nova gama de headsets de realidade virtual, trazidos pelas suas parceiras, com preços de apenas US$ 299. A empresa também está se preparando para lançar seu próprio dispositivo HoloLens Development Edition na China no próximo ano.

Os anúncios da Microsoft parecem muito animadores. Inclusive, Rudy Huyn acredita que a empresa está investindo em algo que será o fim não apenas do Windows 10 Mobile, mas também de todos os smartphones, dando início a um próximo tipo de tecnologia com o Windows 10.