Estudo da IDC mostra declínio de tablets e crescimento de destacáveis como o Surface


A IDC identificou um declínio generalizado nas vendas de tablets mundialmente, o que pode ser explicado pelo maior ciclo de atualização desses produtos, com uma queda nada menos do que 15% deste primeiro trimestre de 2016 (39,6 milhões de unidades) em relação ao primeiro trimestre de 2015 (46,4 milhões).
Isso significa uma boa notícia para destacáveis, conforme o estudo da IDC:
Enquanto isso, a experiência dos destacáveis alcançou um aumento de três dígitos ao após anos, atualmente no patamar de 4,9 milhões de unidades, o melhor resultado de todos os tempos no primeiro trimestre deste ano. "A Microsoft sem dúvida criou um mercado para tablets destacáveis ao lançar a sua linha de produtos Surface," diz Jisesh Ubrani, analista de pesquisas sênior do estudo Rastreamento trimestral mundial de aparelhos móveis da IDC. "Com as indústrias de PCs em declínio, o mercado de destacáveis e mostra benéfico aos consumidores e empresas buscando substituir seus computadores antigos por destacáveis. O movimento recente da Apple neste segmento alcançou uma liderança impressionante em um espaço curto de tempo, ainda que o sucesso a longo prazo continua a se provar um desafio já que o seu preço alto continua a desencorajar consumidores e o iOS ainda tem que se mostrar pronto para empresas, deixando um bom espaço para a Microsoft e seus parceiros de hardware para se restabelecerem.
iPad Pro com Smart Keyboard
 
Mesmo com um crescimento "na casa dos 3 dígitos", as vendas dos destacáveis ainda representa uma fração do mercado de tablets, mas aparentemente isso irá mudar em pouco tempo. Tanto o anúncio do iPad Pro quanto os novos modelos da linha Surface da Microsoft, Surface Pro 4 e Surface Book, podem ajudar nesse ponto, ainda que se tratem de produtos consideravelmente caros se comparado à media de preços de tablets. O anúncio de produtos mais baratos, como o Switch Alpha 12 da Acer, pode ajudar a reverter esse cenário.

Fonte: tudocelular.com