Malware sequestra PCs de usuários que visitaram o Pirate Bay recentemente


Usuários que visitaram, nos últimos sábado (23) e domingo (24), o site de compartilhamento Pirate Bay foram infectados com um malware que toma controle do computador. As informações foram cedidas pela empresa de segurança MalwareBytes.

Esse tipo de vírus, chamado ransomware, toma controle do computador (ou dispositivo móvel) do usuário e exige pagamento de recompensa pela liberação do PC. Geralmente, os hackers solicitam que o pagamento seja feito por meio da moeda digital Bitcoin, com o objetivo de se manterem anônimos.

No caso do Pirate Bay, os usuários receberam anúncios que os direcionaram para outro site, onde o vírus foi baixado – chamado de Cerber. O Pirate Bay, no entanto, provavelmente não tem nada a ver com os ataques.

Isso porque, muitas vezes, esses “anúncios perigosos” são instalados nas páginas sem que os proprietários fiquem sabendo. Não há informações sobre quantos usuários foram infectados, mas esse foi um final de semana particularmente movimento para o Pirate Bay, já que a estreia da sexta temporada de Game of Thrones foi baixada mais de 1 milhão de vezes em apenas algumas horas.

O Golpe

Segundo a mídia especializada, esse tipo de ataque ficou popular nos últimos anos entre os hackers porque ele costuma funcionar. Geralmente, os usuários mal intencionados realmente devolvem o controle do computador após o pagamento. Isso porque, caso eles não devolvessem, o golpe ficaria conhecido e ninguém mais pagaria – já que não teria efeito.
Não é raro encontrar falhas em aplicativos que possibilitam esse tipo de invasão, o que demonstra ainda mais a popularidade desse tipo de golpe. Um problema na segurança do sistema operacional Android, por exemplo, abriria uma porta para que esse problema acontecesse com os dispositivos móveis.
No entanto, dessa vez a forma de agir do vírus mudou e o usuário não precisa fazer download de nada para ser infectado: basta acessar uma página na internet. O arquivo perigoso tem sido chamado de “Dogspectus”.

Fonte: tudocelular.com