WhatsApp passa a alertar usuários sobre criptografia




O aplicativo WhatsApp passou a notificar nesta terça-feira, 5 de abril, usuários sobre o uso de criptografia na troca de mensagens. Ao enviar uma mensagem para um contato ou grupo, na janela da conversa, aparece um aviso: “As mensagens que você enviar para esta conversa e ligações agora são protegidas com criptografia de ponta a ponta. Toque para mais informações”.
Ao clicar na mensagem, o usuário é direcionado para uma tela com um QR Code que orienta o escaneamento do código no telefone do contato. É possível ainda pedir que o contato “escaneie o seu código para confirmar que suas mensagens e ligações são criptografadas de ponta a ponta. Vocês também podem comprar o número acima para confirmar”. 
A nova norma vale para todas as versões do aplicativo, em todas as plataformas. Sendo assim, não importa se o modelo é Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry ou até mesmo um celular antigo da Nokia. 
Entenda
o WhatsApp usa um protocolo de segurança chamado TextSecure, que propõe impedir a interceptação de mensagens, habilitando apenas o recipiente da mensagem a decifrá-la. A mudança significa que todas as mensagens, anexos, imagens, clipes de áudio, chamadas telefônicas e conversas em grupo saem do celular protegidas por criptografia de ponta-a-ponta. Antes, a proteção era limitada a alguns formatos de comunicação, como ligações, que não eram criptografadas.
No caso das conversas em grupo, todos os usuários precisam estar com o aplicativo atualizado para que o bate-papo seja protegido. Se um deles estiver rodando uma versão antiga do app, que ainda não suporte a criptografia, os outros usuários serão notificados, e saberão quem é o responsável pela conversa estar desprotegida.

FONTE: defatoonline.com.br