Ameaça se disfarça de janela do Windows para sequestrar arquivos pessoais


Hackers estão usando uma janela falsa do Windows para enganar usuários, roubar seus arquivos e pedir um resgate, em um tipo de ataque conhecido como ransomware. A informação é da empresa Norton. Segundo especialistas em segurança, o esquema mostra o que seria um aviso de que o sistema operacional está para expirar, oferecendo um link para atualizar e continuar utilizando o computador normalmente.

O problema é que, ao clicar no link para atualizar a máquina, o usuário acaba bloqueando o próprio computador. Todos os arquivos são criptografados, e uma mensagem aparece avisando que só restam 96 horas para fazer um pagamento e recuperar os arquivos, ou eles se perderão para sempre. É possível ainda ver uma lista com os documentos sequestrados. A Norton não informou o valor cobrado pelos atacantes para liberar o computador.

"O perigo deste ataque é que não contém erros de ortografia ou qualquer outra falha perceptível, por isso pode ser muito convincente. Neste caso, é importante lembrar que a atualização do Windows ocorre somente pelo site oficial da Microsoft, ou através do Windows Update, observou o engenheiro de segurança da Norton, Nelson Barbosa."

 

Como se proteger

 

Para evitar cair no golpe, é muito fácil: basta não clicar em qualquer janela que aparecer em seu computador. A Norton ainda recomenda fazer back up de seus arquivos com frequência e manter softwares de segurança sempre atualizados.

Também é indicado proceder com cautela com e-mails que oferecem supostas atualizações ou upgrades de softwares ou do sistema operacional, e utilizar sempre os sites oficiais das desenvolvedoras para baixar novos arquivos.

Caso o computador já tenha sido infectado por um ransomware, um software de limpeza pode resolver. A Norton indica o seu Power Eraser. O SymHelp, também da Symantec, é outro que pode limpar o computador e liberar o acesso aos arquivos.

Fonte: tudocelular.com