Como resolver o erro do driver WIA (Digitalização)
Quando você for digitalizar um documento e aparecer a mensagem Um driver WIA é necessário para usar esse dispositivo, quer dizer que o Windows está bloqueando o serviço por um problema encontrado no driver WIA (Aquisição de Imagem do Windows) ou que, simplesmente, ele não esteja ativado no seu computador, ou tenha sido desativado por algum incidente interno ou externo ao sistema.
Para verificar e resolver esse problema, abra o menu Iniciar com um clique direito sobre o ícone do Windows > Painel de controle > Ferramentas Administrativas > Serviços.
Agora, clique direito no Assistente de aquisição de imagem do Windows para aparecer o menu de contexto, ou duas vezes sobre a linha para aparecer o menu da esquerda do assistente e escolha Reiniciar. Você poderá optar por Parar o serviço e em seguida Reiniciar.
Depois de ter feito isso, Reinicie o seu computador e faça um teste para ver se a digitalização se executa corretamente.
Caso o problema persistir, mesmo depois das manipulações acima indicadas e realizadas, acesse o Serviço de impressão do Windows e ative-o.
Para fazer isso, abra o Painel de controle novamente e, depois, o item Programas e Recursos. No menu esquerdo desta interface clique em Ativar ou desativar Recursos do Windows:
Marque as opções Cliente de Impressão via Internet e Fax e Scanner do Windows > Ok para confirmar e, finalmente, reinicie o seu computador.
Faça um teste, se tudo correu bem, você poderá digitalizar seu documento sem problemas.
Fonte: br.ccm.net