Builds Redstone 2 do Windows 10 chegam primeiro para PCs; Mobile recebe "em algumas semanas"
A Microsoft liberou ontem diversas compilações do Windows 10, agraciando tanto usuários de PCs quanto de dispositivos móveis publicamente, além de seus fiéis escudeiros do programa Insiders. Como vimos, ainda não foi desta vez que builds da geração Redstone 2 foram liberadas, algo que muitos esperavam que acontecesse justamente ontem mas que pelo visto ainda pode demorar um pouco.
Em um pronunciamento feito por meio do Feedback Hub, a Microsoft confirmou que está se preparando para disponibilizar o novo branch de desenvolvimento do sistema. De acordo com a empresa, entretanto, isto acontecerá inicialmente apenas para PCs, o que não é nenhuma grande surpresa já que apenas os desktops e tablets foram agraciados com a Redstone 1 publicamente até o momento.
Confira o comunicado:
"Quisemos enviar uma nota rápida lembrando Insiders do Windows de verificar seus ajustes do ciclo de desenvolvimento. Agora que a Atualização de Aniversário do Windows 10 (Build 14393) foi liberada para os nossos clientes, ela substituiu o Update de Novembro do Windows 10 (Build 10586) no ramo atual. Nós agora estamos nos preparando para começar a lançar novas versões do nosso ramo de Desenvolvimento para Insiders do Windows no ciclo rápido novamente. Assim como fizemos após o lançamento do Updade de Novembro do Windows 10, vamos começar a liberar builds para PC em nosso ramo de desenvolvimento em primeiro lugar e, em seguida, começar a liberar builds Mobile algumas semanas depois."
A companhia aproveita ainda para lembrar que neste primeiro momento não serão presenciadas quaisquer mudanças significativas. Assim como aconteceu com a Threshold 2, as primeiras builds servirão apenas para preparar o sistema para as alterações que estão por vir, modificando-o internamente para que aceite as novas funcionalidades com o mÃnimo de problemas.
"Com as novas compilações que nós liberarmos do nosso ramo de desenvolvimento, você não vai ver quaisquer grandes mudanças perceptÃveis ou novos recursos ainda. Assim como assim como fizemos após o lançamento da atualização de novembro, estamos nos concentrando em fazer algumas melhorias estruturais no OneCore. Se bem se lembram, OneCore é o núcleo do Windows partilhado através de PC, tablet, telefone, Internet das coisas, Hololens e Xbox. Trata-se essencialmente do centro do Windows. Estamos fazendo algumas refatorações de código e outras obras de engenharia para certificarmos que o OneCore está perfeitamente estruturado para as equipes iniciarem a verificação de novas funcionalidades e melhorias em poucos meses. Como resultado, estas builds podem incluir mais bugs e outras questões que poderiam ser um pouco mais dolorosas para algumas pessoas conviverem."
Por último, a Microsoft reforça que nenhum update cumulativo será disponibilizado a partir de agora para a geração Threshold 2 por meio do ciclo Release Preview, ou seja, usuários que permanecerem neste ramo do sistema contarão com atualizações apenas pelas vias públicas, o que exclui os aparelhos não-elegÃveis. Isto se dará pela troca no ramo que a companhia focará a partir de agora, fazendo com que apenas builds da Redstone 1 sejam enviadas no ciclo Release Preview.
"Além disso, a equipe continua focada em implantar a Atualização de Aniversário do Windows 10 para os nossos clientes e segue olhando para o feedback que temos recebido dos PCs que já receberam a atualização. Pretendemos liberar melhorias para a Atualização de Aniversário do Windows 10 com base nesse feedback através de atualizações cumulativas. Insiders do Windows no ciclo Release Preview também nos ajudarão a validar estas atualizações cumulativas. Com isso, o ciclo Release Preview não receberá mais atualizações para builds 10586 e só vai receber atualizações cumulativas para builds 14393, além de atualizações de drivers e atualizações de aplicativos."
Aos que leram até o final do comunicado, certamente perceberam que a Microsoft menciona "atualizações de drivers" como parte do ciclo Release Preview, algo que provavelmente interessa mais a quem está utilizando o Windows 10 Mobile. Dizemos isto pois desde o lançamento oficial do sistema no inÃcio deste ano não tivemos um update de firmware sequer para os dispositivos que contavam anteriormente com Windows Phone 8.1, acarretando em muitas instabilidades e problemas especÃficos para grande parte deles.
Infelizmente, não foi dado um prazo concreto para que as compilações Redstone 2 cheguem aos Insiders inscritos no ciclo rápido, seja em PCs ou em dispositivos móveis. Devido a isto, resta apenas aguardarmos que algo mais concreto seja disponibilizado pela Microsoft, e torcer para que não demore muito até que os usuários do Windows 10 Mobile também sejam agraciados com as novidades. Considerando que há algum tempo vemos testes internos com builds do novo ramo do sistema, tendo sido iniciados experimentos com a versão 14902 no último dia 08 de agosto, é esperado que algo oficial seja dito muito em breve.
Fonte: tudocelular.com