CrossOver entra em Beta público e já pode rodar programas do Windows no Chromebook


Chromebooks são leves, rápidos e baratos, mas são criticados ferozmente pela sua incapacidade de rodar “programas de verdade”. O Google vem trabalhando forte para mudar isso, e promete compatibilidade com apps Android em breve para a maioria dos modelos. No entanto, a maior novidade pode vir de um serviço independente.

O CrossOver, que acaba de entrar em Beta público, é um emulador de Windows feito para rodar em dispositivos Android, mas que funciona perfeitamente em um computador com Chrome OS uma vez que ele já tenha acesso à Play Store. Como resultado, você poderá instalar programas EXE completos em um Chromebook baratinho.

Embora feito para Android, o CrossOver só funciona em tablets com chip x86, como os fabricados pela Intel. Não é algo tão fácil de encontrar, então sua utilidade pode acabar recaindo em nos computadores com o sistema baseado na nuvem. O emulador se aproxima de uma versão perfeitamente funcional.

Na prática, o CrossOver é um refinamento do Wine, famosa plataforma que emula o ambiente Windows em sistemas Unix e permite rodar programas de PC no Linux e no Mac. Sua configuração e usabilidade, no geral, porém, não agradam, e é aí que a nova aposta pretende capitalizar.

No vídeo abaixo, você pode ver que não são necessários muitos passos para começar a jogar um game da Steam em um Chromebook.

Se você tem um Chromebook com acesso à Play Store ou um dispositivo Android com chip Intel, já é possível ingressar no programa Beta e começar a testar programas do Windows fora do sistema da Microsoft – clique em “Fonte” para se cadastrar.

Fonte: tudocelular.com