Windows 10 consegue mais espaço entre os usuários mobile, mas continua atrás de versões antigas


O Windows 10 Mobile está em 14% dos aparelhos desenvolvidos com o sistema operacional da Microsoft. O número é animador para a companhia de Bill Gates, já que os dados anteriores davam conta de que a participação não chegava a 12%.

O Windows 10 especificamente para divisão de smartphones foi liberado apenas este ano, apesar de ter completado já um ano de existência na versão PC. O fato da Microsoft só ter liberado o sistema operacional em março influencia também o dado de que a maioria dos dispositivos móveis funciona ainda com a versão 8.1. Segundo o levantamento da AdDuplex, mais de 77% dos telefones estão com a versão ultrapassada.

Além disso, entre os dispositivos com Windows 10 instalados, a maioria ainda utiliza a versão sem update, a 1511. Insiders, como esperado, também são minoria.

O Lumia 535 e o Lumia 520 continuam como os aparelhos mais populares para este tipo de sistema operacional, muito atrás de Android e iOS.

Apesar de tanto investimento, o Windows 10 Mobile torna-se cada vez mais impopular e desprezado por usuários e desenvolvedores do mundo todo. A consultoria Gfk estima que entre todos os aparelhos vendidos no mundo recentemente, apenas 0,6% sejam com o sistema. No Brasil, cerca de 5% dos aparelhos rodam com as diferentes variações de Windows, segundo dados da Kantar. O share é pequeno, mas a frente do iOS, com 3%.

A versão do Windows 10 para desktop, com pouco mais de 20% do mercado de computadores, também está concentrada na primeira versão. A Gigante de Rudmore, no entanto, se empenha em novas e recentes atualizações.