Adoção do Windows 10 Mobile segue estagnada, revela relatório da AdDuplex


A AdDuplex publicou seus novos resultados para o mês de setembro, mostrando como anda o particionamento do Windows em relação às suas versões, dispositivos e fabricantes, seja no mercado de smartphones com Windows Phone e Windows 10 Mobile ou no de desktops e tablets híbridos com o Windows 10. De acordo com o que foi revelado, o sistema mobile parece não ter conseguido chamar a atenção do público geral, mantendo-se estagnado em termos de participação geral e não conseguindo emplacar um modelo sequer na lista "top 10" com os aparelhos mais usados.

Começando pelo mercado com Windows Phone de uma maneira geral, vemos que o Lumia 535 continua como o modelo mais popular da plataforma com 12,6% de participação. Em segundo temos o antigo Lumia 520 com 10,8%, seguido por Lumia 640 e Lumia 630/635. O primeiro dispositivo feito por uma empresa que não seja Microsoft ou Nokia é o Samsung Ativ S, que ocupa apenas a 31ª posição com uma fatia irrisória. dos usuários.

Passando para os modelos especificamente com Windows 10 Mobile, ou seja, aqueles lançados de fábrica ou já atualizados à nova versão do sistema, temos novamente uma hegemonia de aparelhos Microsoft e Nokia. Desta vez, entretanto, o mais utilizado é o baratíssimo Lumia 550 com 13,5%, seguido por Lumia 535, Lumia 640, Lumia 640 XL e, por fim, Lumia 650. Neste segundo caso o primeiro smartphone "não-Lumia" é o Alcatel OneTouch Fierce XL, que ocupa a posição 23.

Seguindo para as fabricantes que atuam no ecossistema Windows em dispositivos móveis atualmente, temos ainda o virtual monopólio por parte de Nokia/Microsoft com incríveis 97,1% dos usuários, sendo este o principal motivo dado pela casa de Redmond para um investimento cada vez menor na linha Lumia, já que assim teoricamente as demais fabricantes sentiriam uma maior atração pela plataforma.

Ao analisarmos especificamente as companhias que atuam com o Windows 10 Mobile, entretanto, vemos que as coisas ao menos por enquanto não andaram de acordo com os planos da Microsoft. Pois sua hegemonia é até mesmo maior neste caso, sendo ela responsável por 98,8% dos aparelhos ativos com o sistema. Para efeito de comparação, a empresa que chega mais "perto" disto é a Alcatel com irrisórios 0,4%.

Falando agora sobre as versões do Windows em dispositivos móveis, temos uma estagnação na adoção do Windows 10 Mobile. Como pode ser visto, o sistema se manteve com apenas 14% dos aparelhos, ainda muito longe dos 78% conquistados pelo Windows Phone 8.1. Isto indica não apenas que os novos produtos com o Windows 10 Mobile rodando de fábrica são incapazes de chamar a atenção dos usuários, mas também que a maioria deles não se convenceu da necessidade de atualizar seus aparelhos ou sequer sabe que o update existe, já que ainda hoje é necessário contar com o Supervisor de Atualização para instalar o Windows 10 Mobile.

Dentro destes 14%, vemos ao menos um ponto positivo. De acordo com a AdDuplex, a maioria dos usuários que partiu para o Windows 10 Mobile já conta com a Atualização de Aniversário instalada, sendo este número de nada menos que 82,4%. A geração Threshold 2 aparece com 11,6% enquanto os membros do programa Insiders inscritos no ciclo rápido correspondem a 6%, sendo eles usuários da geração Redstone 2.

Olhando para o Windows 10 em desktops a coisa muda um pouco de figura, provavelmente por causa dos inúmeros relatos de problemas envolvendo a Atualização de Aniversário. Devido a isto, temos 59,9% dos usuários com builds da geração Threshold 2, enquanto apenas 34,5% seguiram adiante para a Redstone 1. Aqui, a presença dos Insiders é de apenas 0,5%, o que é justificável pelo número muito maior de usuários como um todo.

Por último, olhando para as fabricantes que mais contam com dispositivos ativos atualmente, temos uma distribuição ainda bastante similar ao que vimos em junho. Com isso, a HP se manteve na primeira posição com 22,3%, seguida por Dell (12,2%), Lenovo (11,4%), Acer (10,7%) e Asus (9,7%). Vale notar que a própria Microsoft aparece no "top 10" com 3% do mercado, ficando à frente até mesmo de Samsung e MSI.

Fonte: tudocelular.com