Muitos Lumias dançaram: Facebook e Messenger precisam de 2GB de RAM no Windows 10


Os desenvolvedores de Mark Zuckerberg otimizaram o Facebook e o Messenger no Windows Mobile para melhorar o app no sistema operacional, mas para alcançar isso, talvez tenham condenado boa parte dos dispositivos Lumia: os aplicativos agora requerem no mínimo 2 GB de RAM para rodar no Windows.

De acordo com a página do Facebook e do Messenger na Windows Store, os apps necessitam de 2 GB para rodar em qualquer versão do Windows. Com isso, a maioria dos smartphones Lumias perderiam o suporte para a rede social.


A linha Lumia ficou bastante popular pelos preços baixos e hardware de entrada, com um número bastante limitado de aparelhos com mais de 1 GB de RAM. O movimento do Facebook pode levar a rede social a perder usuários nos dispositivos móveis, já que a versão Lite dos apps, que requer menos hardware, não está disponível no Windows.

O descaso com os dispositivos de entrada do Windows 10 também pode ter relação com a iminente morte dos smartphones Lumia. De acordo com uma série de rumores, a linha deve deixar de existir até o fim do ano. Com isso, o foco da Microsoft seria o desenvolvimento do Windows Mobile.