EDP e Microsoft querem encontrar os melhores hackers de Portugal
A EDP e a Microsoft andam à procura dos melhores hackers portugueses. Para os encontrar, vão promover, em parceria com a empresa portuguesa NarrowNet, a EDP IoT Hackathon, que decorre entre 8 e 24 de fevereiro. A maratona de programação tem o objetivo de encontrar programadores capazes de desenvolver novas abordagens tecnológicas com smart meters, ou contadores inteligentes, que registem o consumo de energia nas residências ou nas empresas e que comuniquem as leituras à EDP autonomamente.
Para participar, os hackers devem organizar-se em equipas de dois ou três e desenvolver um “protótipo de uma solução que permita a comunicação entre os dados, entre um medidor inteligente e uma solução de cloud, através de um protocolo de baixa largura de banda”, explica a organização em comunicado. Entre as aptidões necessárias, a EDP e a Microsoft procuram “talentos do mundo tecnológico, ativos, dinâmicos e, sobretudo, inovadores”.
O prazo das candidaturas terminou ontem. Entre as equipas candidatas serão selecionadas apenas 20. O projeto tem duas fases – a primeira focada no hardware e a segunda no software – e as soluções implementadas vão ser avaliadas por um júri, orientado pelos critérios “integridade, eficiência, eficácia e qualidade”.
Para tornar o projeto viável, uma equipa composta por elementos da EDP Inovação, EDP Starter, EDP Labelec, EDP FabLab e da Microsoft, em colaboração com a NarrowNet, trabalhou no protótipo de hardware e software de um dispositivo. A tecnologia desenvolvida é o ponto de partida da iniciativa e pretende-se que os participantes inovem por cima do trabalho já desenvolvido.
No final, serão três as equipas distinguidas. Entre outros prémios, as equipas “que demonstrarem ter um elevado potencial” serão convidadas para fazer parte do EDP Starter Program em Portugal, Espanha ou Brasil.
Fonte: dinheirovivo.pt