Microsoft tem novo evento este mês. Novos Surface a caminho?

 
Nesta semana, a companhia apresentou um novo notebook para estudantes chamado Surface Laptop, além de uma versão mais simples do seu sistema, chamada Windows 10 S. Rival de Chromebooks e Macbooks, o computador difere de outros modelos da família Surface por não trazer tela destacável do teclado. Mas a novidade mantém o discreto acabamento premium com o tradicional alumínio.

O Windows 10 S roda apenas aplicativos da Windows Store e vem para ser uma resposta para o Chrome OS do Google. Ainda não há informações sobre a venda desse novo notebook fora dos Estados Unidos, levando em consideração que nenhum dispositivo da linha Surface foi comercializado oficialmente no Brasil. Entre as especificações, destacam-se as opções de processador (pode variar entre Core i5 e i7), a possibilidade de embarcar 16 GB de RAM, até 1 TB de espaço SSD e bateria que dura mais de 14 horas sem pedir recarga. 250 gramas e conta com portas USB-C e com um mini display, além de uma entrada para o cartão SD.

Outro destaque do notebook é a bateria de longa duração.

Desenhar um produto que fica no meio pode indiciar um fracasso, contudo estamos a falar da Microsoft que tem uma dinâmica e uma postura de liderança privilegiada em quase todos os mercados, para ajudar a festa os Chromebooks não provaram seu valor ainda em alguns mercados.

O novo sistema operativo, o Windows 10 S, está mais focado na segurança e na partilha de informação entre estudantes e professores.

Em uma demonstração, o Windows 10 S fez o primeiro login em uma máquina na metade do tempo do Windows 10 - em 15 segundos - e, com um pen drive, a gigante de Redmond exibiu o assistente Intune for Education configurando suas tarefas em apenas 30 segundos - segundo o relato, 600 instalações foram realizadas em PCs dessa forma em um dia. O preço sugerido, da versão mais básica, é US$ 999.