Completo! Emulador RetriX ganha suporte para games do PS1 e Sega CD no Xbox One e Windows 10


Mesmo com a ação da Microsoft para acabar com os emuladores pipocando na loja oficial do Windows, os desenvolvedores independentes sempre encontram um caminho alternativo para driblar os esforços do time de Redmond e trazer à tona ótimos presentes para os saudosistas de plantão e jogadores veteranos.

Após os emuladores de Nintendinho, PlayStation, Nintendo 64 e até mesmo do emblemático Dreamcast marcando presença nos integrantes da família Windows 10, chegou a vez do RetriX ganhar destaque neste mês de julho, sendo este último possivelmente a ferramenta mais completa para quem deseja usufruir dos clássicos que fizeram história nas plataformas do passado.

O RetriX é um emulador multiplataforma para Xbox One e Windows 10 PC e Mobile capaz de rodar games do Super Nintendo, Master System, Game Gear, Sega SG-1000, Game Boy, Game Boy Advance e, por fim, surpreendendo a comunidade gamer, a carta da vez oficializa o suporte no aplicativo aos títulos do Sega CD e PlayStation original, completando a biblioteca de consoles lendários.


Este app é totalmente baseado nas bibliotecas Libretto, viabilizando um emulador de qualidade com games rodando sem quaisquer travamentos nas plataformas da última geração.



Como mencionamos previamente, a Microsoft não permite emuladores na loja oficial da família Windows, logo, para conseguir rodar os games clássicos via RetriX algumas “gambiarras básicas” serão necessárias – isso aí, mais um vez!

Primeiramente voc̻ pode baixar o app atrav̩s deste link Рo projeto ̩ gratuito e todos os arquivos tamb̩m esṭo liberados no GitHub do desenvolvedor.

No Windows 10 desktop ou Windows 10 Mobile o processo ̩ relativamente mais simples Рbasta ativar o modo de desenvolvedor e enviar o APPX baixado para a raiz do sistema.

Já no Xbox One o “pulo do gato” é mais complexo...

Para instalar ferramentas de terceiros no console do time verde também é necessário embarcar no Dev-mode do Xbox, mas infelizmente este acesso não é gratuito para todos.

O modo de desenvolvedor do Xbox One pode ser desbloqueado mediante um pagamento de R$ 40 – no entanto, você também pode tentar a sorte de conseguir o acesso grátis através deste link. Esta solução dá acesso aos protocolos e pastas do sistema – basicamente um acesso de “Super Usuário” no Xbox –, então é só copiar os arquivos baixados para uma pasta “Emuladores” e salvar o projeto.