Brasil tem 244 milhões de dispositivos móveis conectados à web
O GVcia, Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), divulgou os resultados de sua 27ª pesquisa anual. O estudo mostra amplo retrato do mercado de Tecnologia de Informação (TI), com resultados de pesquisas do uso nas empresas. Segundo os dados divulgados já são 244 milhões de Dispositivos Móveis conectáveis à Internet no Brasil (Notebook, Tablet e Smartphone), isto é: 1,2 dispositivo portátil wireless por habitante. São mais Smartphones do que computadores ou seis Smartphones para cada Tablet.
A pesquisa mostra que no final do ano serão 166 milhões de computadores (desktop, notebook e tablet) em uso no Brasil, isto é: quatro computadores para cada cinco habitantes (80% per capita), sendo 30 milhões de tablets.
Pela primeira vez na história, caiu novamente a venda anual de computadores (30% em 2015 para 14.200.000). Para 2016, a FGV estima 15,2 milhões, crescendo 7%.
O Gasto e Investimento em TI ficou estável em 7,6% da receita das empresas. O Custo Anual por Usuário (Gastos e Investimentos em TI no ano dividido pelo número de usuários) continua crescendo e atingiu R$ 34.100,00.
De acordo com o estudo, faz 20 anos que a Microsoft domina a estação de trabalho com Windows, Office e Explorer, respondendo por mais de 90% do uso. A pesquisa mostra ainda que em três anos o Brasil deve ter um computador por habitante: 210 milhões. O Brasil, continua acima da média mundial por habitante em computador, TV e telefone. Os Sistemas Integrados de Gestão da TOTVS, SAP e Oracle detêm 81% do mercado. TOTVS lidera no total e nas empresas menores e SAP nas maiores. A Inteligência Analítica (BI) é responsável por boa parte do lucro dos fabricantes: SAP, Oracle, TOTVS, Microsoft e IBM, que, nesta ordem, são líderes com 84% do mercado.
Segundo a pesquisa, os valores e estudos divulgados comprovam crescente processo de informatização das empresas e da sociedade. O GVcia é considerado um centro de referência na área e traz em suas pesquisas números inéditos e interessantes, retratando o cenário atual e as tendências desse ambiente, sendo uma valiosa contribuição para os meios empresariais e acadêmicos. Um resumo dos resultados está disponível em: www.fgv.br/cia/pesquisa.
A pesquisa foi realizada em 8.000 grandes e médias empresas com 2.500 respostas válidas.
A pesquisa mostra que no final do ano serão 166 milhões de computadores (desktop, notebook e tablet) em uso no Brasil, isto é: quatro computadores para cada cinco habitantes (80% per capita), sendo 30 milhões de tablets.
Pela primeira vez na história, caiu novamente a venda anual de computadores (30% em 2015 para 14.200.000). Para 2016, a FGV estima 15,2 milhões, crescendo 7%.
O Gasto e Investimento em TI ficou estável em 7,6% da receita das empresas. O Custo Anual por Usuário (Gastos e Investimentos em TI no ano dividido pelo número de usuários) continua crescendo e atingiu R$ 34.100,00.
De acordo com o estudo, faz 20 anos que a Microsoft domina a estação de trabalho com Windows, Office e Explorer, respondendo por mais de 90% do uso. A pesquisa mostra ainda que em três anos o Brasil deve ter um computador por habitante: 210 milhões. O Brasil, continua acima da média mundial por habitante em computador, TV e telefone. Os Sistemas Integrados de Gestão da TOTVS, SAP e Oracle detêm 81% do mercado. TOTVS lidera no total e nas empresas menores e SAP nas maiores. A Inteligência Analítica (BI) é responsável por boa parte do lucro dos fabricantes: SAP, Oracle, TOTVS, Microsoft e IBM, que, nesta ordem, são líderes com 84% do mercado.
Segundo a pesquisa, os valores e estudos divulgados comprovam crescente processo de informatização das empresas e da sociedade. O GVcia é considerado um centro de referência na área e traz em suas pesquisas números inéditos e interessantes, retratando o cenário atual e as tendências desse ambiente, sendo uma valiosa contribuição para os meios empresariais e acadêmicos. Um resumo dos resultados está disponível em: www.fgv.br/cia/pesquisa.
A pesquisa foi realizada em 8.000 grandes e médias empresas com 2.500 respostas válidas.
Fonte: monitormercantil.com.br