Game de Bauru disputará final de prêmio

Um game produzido por estudantes da Unesp de Bauru foi selecionado para participar da 14.ª edição da “Imagine Cup”, competição promovida pela Microsoft e considerada a Copa do Mundo da Computação. Dos 245 projetos inscritos, nove foram selecionados como finalistas na etapa nacional, que será realizada no dia 28 deste mês, em Belo Horizonte. O projeto da Unesp, um jogo chamado “Do a Barrel Throw” competirá na categoria games. As outras duas categorias são cidadania e inovação. Apenas um projeto nas três categorias deve ser o ganhador da etapa nacional da “Imagine Cup” e a equipe ganhará uma viagem para representar o Brasil na fase mundial, em Seattle, com a chance de ganhar um prêmio de 50 mil dólares.

O jogo

O projeto, monitorado pelo professor Eduardo Martins Morgado, tem como participantes os alunos Alessandra Sasaki, do 4.º ano de ciências da computação, Gabriel Soares, do 3.º ano de sistemas de informação e Raissa Rodrigues e Victor Cardoso, ambos do 3.º ano de design gráfico. São eles que compõem o Team Barusu.
Alessandra conta que o jogo foi construído em outubro passado em menos de duas semanas, justamente com foco na competição. Mas engana-se quem acredita que não deu trabalho.
“Nós até dormimos e comíamos no laboratório da Unesp para dar tempo de finalizar antes que acabassem as inscrições”, lembra a estudante. “Unimos partes de jogos de projetos antigos que cada um dos integrantes da equipe tinha e montamos tudo. O cenário, por exemplo, é uma parede com quadros e uma estante de livros, que foram adaptados ali, assim como a personagem”, detalha a jovem. “Na verdade, foi uma surpresa sermos selecionados”, completa.
O jogo “Do a Barrel Throw” possui uma personagem russa, que recolhe barris e lança-os ao chão para que possa saltar cada vez mais alto e, assim, vencer os obstáculos e marcar pontos. O jogo não tem limite de pontuação e já teria cativado alguns estudantes da universidade.
“O pessoal aqui tem jogado. Aproveitamos esses dias para criar uma versão mobile dele e um ranking online, para estimular a competição”, acrescenta Alessandra.

Concurso

Eduardo Morgado conta que a Unesp de Bauru participa de quase todas as edições do evento.
Segundo o professor, estudantes da universidade já se classificaram em etapas anteriores do concurso. ”Nos anos de 2008, 2009, 2010, 2013 e 2014. Mas antes era selecionado um projeto por categoria para a final mundial. Agora, ficou mais difícil, é uma equipe só”, elenca o professor.
Ele reforça os benefícios que esse tipo de competição propicia aos estudantes. “Para desenvolver o jogo, eles fazem o caminho inverso do ensino, ou seja, descobrem o que precisam aprender para tal coisa acontecer”, pontua.

Concorrência

A competição mobilizou mais de 1500 estudantes em todas as regiões do País.
Os alunos de Bauru irão concorrer na mesma categoria com finalistas de Pernambuco e Minas Gerais.
Os estudantes da Escola Técnica ETEPAM (PE) Abhner Adriel, em Recife, desenvolveram o jogo para smartphones e tablets chamado Buns Game. O objetivo é ajudar o personagem escolhido a pegar o ônibus.
Já a equipe da PUC-MG desenvolveu o game “Sonho de Jequi”, com o personagem Jequi que tem como objetivo coletar água. No game, o jogador tem a oportunidade de conhecer o Vale do Jequitinhonha e de doar dinheiro para ajudar as pessoas que enfrentam a seca nas zonas áridas de Minas Gerais.

Sobre a competição

A Imagine Cup tem como objetivo inspirar jovens de todo o mundo a aprimorar a forma como vivemos por meio do uso da tecnologia. Os alunos das mais variadas disciplinas colocam nos seus projetos toda a criatividade e conhecimento na competição. Mais de 200 mil brasileiros já participaram do campeonato e, em nove das treze edições, equipes nacionais foram reconhecidas

Fonte: jcnet.com.br