Apple investe US$ 1 bilhão em 'Uber chinês'; será algo ligado ao carro autônomo?


A Apple fez um curioso investimento de US$1 bilhão na empresa chinesa Didi Chuxing, segundo a Reuters. O movimento, claro, foi calculado, e o CEO da companhia da Maçã, Tim Cook, explicou que se trata de uma tentativa de compreender melhor o mercado chinês e aproveitar algumas tecnologias que a concorrente do Uber pode oferecer.
Fizemos o investimento por um número de razões estratégicas, incluindo uma chance de aprender mais sobre alguns segmentos do mercado da China. Claro que nós acreditamos em um forte retorno do capital investido com o tempo, também.
A Didi Chuxing revelou que este foi o maior investimento já recebido pela empresa, que já levantou alguns bilhões de dólares em financiamentos. A companhia domina o mercado de caronas na China, com mais de 11 milhões de corridas por dia e 87% de fatia do setor, mas já começa a sofrer com uma batalha que está travando com a Uber no território chinês.

A Apple, que tem contratado engenheiros e outros especialistas do setor automotivo, estaria investindo no desenvolvimento de um carro autônomo em um projeto secreto chamado Project Titan. Cook não confirma, mas também não nega haver tal projeto. E deixa no ar a possibilidade de o investimento na Didi Chuxing estar relacionado ao projeto, mas diz que o objetivo atualmente está ligado à tecnologia CarPay, que liga smartphones a computadores de veículos. "Isto é o que fazemos hoje no negócio automotivo. Então vamos ver o que o futuro nos reserva", disse à Reuters.
Claro que, de quebra, a fabricante do iPhone pode tentar retomar o espaço que tem perdido no mercado chinês, que levou um investidor da companhia a vender todas as suas ações. Para piorar a situação, a China começou o ano apresentando desaceleração na economia. Cook, no entanto, mantém a confiança no país asiático.