Microsoft segue em queda no setor mobile com apenas 1,2 milhão de Lumias vendidos no trimestre
A Microsoft anunciou recentemente seus resultados financeiros para o quarto trimestre fiscal (segundo trimestre de 2016), informando que seu setor de dispositivos móveis foi responsável por uma retração de quase US$ 1 bi em sua receita. Na época, entretanto, a companhia resolveu omitir a quantidade de aparelhos que foram vendidos com a sua plataforma móvel, falando apenas de uma maneira mais geral sobre como seu setor de hardware havia se saído no período.
Agora, entretanto, a empresa liberou um relatório mais detalhado sobre o desempenho de sua divisão mobile para o trimestre, demonstrando que a situação se torna cada vez pior com o passar do tempo. De acordo com o que foi revelado, a linha Lumia enfrentou uma queda de incríveis 85% no número de exemplares vendidos neste segundo trimestre, passando dos 8,4 milhões atingidos no mesmo período em 2015 para apenas 1,22 milhão. Isto vem refletindo em todo o setor mobile da empresa, fazendo com que seus números gerais decresçam vertiginosamente.
Receitas provenientes de telefones caíram US$ 4,2 bilhões, ou 56%, pois vendemos 13,8 milhões de Lumias e 75,5 milhões de outros telefones durante todo o ano fiscal de 2016, comparado a 36,8 milhões de Lumias e 126,8 milhões de outros telefones durante o ano fiscal de 2015.
Algo curioso de notarmos é que a linha Lumia vinha em ascensão até o último trimestre de 2014 (onde conseguiu 10,5 milhões de unidades vendidas), enfrentando então quedas consecutivas nas vendas nos trimestres seguintes, justamente quando a Microsoft trocou o nome Nokia pela sua própria logomarca nos aparelhos. Se há alguma relação ou não, não há como atestarmos, porém é notório que a companhia finlandesa contava com uma legião de fãs que não ficaram muito felizes com as ações tomadas pela dona do Windows com relação à linha de smartphones, principalmente a partir do início de 2015.
Com as recentes decisões tomadas por Satya Nadella com relação ao seu setor de dispositivos móveis, como a venda da divisão mobile para subsidiárias da Foxconn e o foco em poucos mercados considerados mais importantes, a companhia acabou abandonando clientes em países emergentes que eram o principal público do Windows Phone, demonstrando assim que pretende tornar o Windows 10 Mobile cada vez mais um sistema de nicho, algo como fazia a BlackBerry com seu BB OS.
Devido a isto, resta esperarmos para ver se a Microsoft continuará com seus planos de focar a plataforma móvel em clientes corporativos ou se acabará dando o braço a torcer como fez a BlackBerry, quando descobriu que não era preciso abrir mão dos usuários convencionais para abraçar o mercado corporativo.
Fonte: tudocelular.com