Depois do iOS, Microsoft Flow chega para Android e segue de fora do Windows 10 Mobile


Pouco mais de um mês após o desembarque no iOS, a Microsoft lança nesta segunda-feira (1) o aplicativo Flow para Android. Destinado a automação de tarefas em serviços web como OneDrive, Facebook, Google Drive e mais, o app é mais um da MS que chega para todos menos donos de aparelhos com Windows 10 Mobile.

Uma espécie de clone do IFTTT, o Flow integra serviços na nuvem e os faz trabalhar sozinhos entre si. A premissa é simples: fazer login em todos os webapps dos quais você é usuário e ativar receitas - ou fluxos - que automatizem tarefas sem precisar de trabalho manual.

Publique uma foto no Twitter e guarde-a em um backup no Dropbox; envie uma planilha para a pasta colaborativa no Box e mande uma mensagem pré-pronta para sua equipe no Slack; ou obtenha um conteúdo da intranet feita em SharePoint para criar um e-mail marketing automático via Mail Chimp.


Assim como a versão para iOS, o Flow para Android funciona como uma ferramenta para gerir seus "flows" já criados ou ativados. Você pode verificar se estão funcionando corretamente ou desligar os que você não precisa mais, além de receber alertas via push. De resto, é preciso selecionar e programar receitas na versão web.

Mesmo que ainda não seja completo - está, aliás, em modo Preview - o Flow para Android e iOS ainda oferece uma experiência superior para quem quiser testar a ferramente se comparado a usuários de Winddows 10 Mobile. Mais uma vez, usuários do sistema da Microsoft não têm acesso a uma novidade da própria fabricante.

Para usar o Flow no Android é preciso primeiro tornar-se um testador Beta para, depois, ganhar acesso ao download do app em si via Google Play. O cadastro do app parece ainda não estar online para o Brasil mesmo depois do cadastro, mas deverá ser disponibilizado em breve.