Já vai? Windows Phone cai para categoria outros no mercado indiano


Que a situação da Microsoft no mercado de dispositivos móveis não é das melhores todo mundo já sabe há algum tempo, sendo vista uma queda considerável na participação do Windows Phone desde o final de 2014. Ao que parece a situação está pior do que o imaginado, pois em alguns países anteriormente tidos como referência da plataforma as ações recentes da Microsoft fizeram com que os usuários migrassem em massa para sistemas rivais, baixando o market share do Windows Phone para algo ainda menor.

De acordo com informações reveladas pela companhia de pesquisa Strategy Analytics, o Android foi responsável por mais de 97% das vendas em território indiano no segundo trimestre de 2016, o que é um aumento considerável em relação aos 90% vistos no mesmo período do ano passado. Com isso, o iOS viu sua participação cair de 4,5% para apenas 2,4%, demonstrando a clara dificuldade da Apple em levar sua plataforma ao país, provavelmente devido ao alto valor cobrado por seus produtos.

A maior perda, contudo, ficou por parte do Windows Phone. Como pode ser visto na tabela abaixo, o sistema da Microsoft deixou de ser visto como algo independente, juntando-se a BlackBerry OS, Symbian, Bada e demais plataformas esquecidas na categoria "Outros". O mais curioso é que mesmo com a chegada do Windows Phone esta categoria teve uma grande queda em sua participação no mercado indiano, saindo de 5,5% no segundo trimestre de 2015 para irrisórios 0,5%.

Em termos de número geral de unidades vendidas, as fabricantes Android foram as únicas a enfrentar crescimento, passando de 23,2 milhões de exemplares para 29,8 milhões. Enquanto isso, a Apple reduziu suas vendas de 1,2 milhão para 0,8 milhão, e a categoria "Outros" caiu de 1,4 milhão para ínfimos 100 mil aparelhos neste segundo trimestre, demonstrando que não tivemos um interesse muito grande dos usuários indianos mesmo com as diversas promoções feitas pela Microsoft para tentar vender seus Lumias da geração X50.

Vale lembrar que a Índia é atualmente o terceiro maior mercado de smartphones do mundo, perdendo apenas para China e Estados Unidos. Por se tratar de um país emergente, a procura por modelos mais baratos é maior, algo que a Nokia conseguia suprir com os Lumias 520 e 530, mas que a Microsoft parece não ter sido capaz de continuar após adquirir o setor mobile da finlandesa. Com isso, resta aguardarmos pelos próximos capítulos para vermos se a casa de Redmond ao menos se dará ao trabalho de concorrer na Índia ou fará como no Brasil, onde sequer lança novos aparelhos.