Já vai? Windows Phone cai para categoria outros no mercado indiano
Que a situação da Microsoft
no mercado de dispositivos móveis não é das melhores todo mundo já sabe
há algum tempo, sendo vista uma queda considerável na participação do
Windows Phone desde o final de 2014. Ao que parece a situação está pior
do que o imaginado, pois em alguns países anteriormente tidos como
referência da plataforma as ações recentes da Microsoft
fizeram com que os usuários migrassem em massa para sistemas rivais,
baixando o market share do Windows Phone para algo ainda menor.
De acordo com informações reveladas pela companhia de pesquisa Strategy Analytics, o Android
foi responsável por mais de 97% das vendas em território indiano no
segundo trimestre de 2016, o que é um aumento considerável em relação
aos 90% vistos no mesmo período do ano passado. Com isso, o iOS viu sua
participação cair de 4,5% para apenas 2,4%, demonstrando a clara
dificuldade da Apple em levar sua plataforma ao país, provavelmente
devido ao alto valor cobrado por seus produtos.
A maior perda, contudo, ficou por parte do Windows Phone. Como pode ser visto na tabela abaixo, o sistema da Microsoft
deixou de ser visto como algo independente, juntando-se a BlackBerry
OS, Symbian, Bada e demais plataformas esquecidas na categoria "Outros".
O mais curioso é que mesmo com a chegada do Windows Phone esta
categoria teve uma grande queda em sua participação no mercado indiano,
saindo de 5,5% no segundo trimestre de 2015 para irrisórios 0,5%.
Em termos de número geral de unidades vendidas, as fabricantes Android
foram as únicas a enfrentar crescimento, passando de 23,2 milhões de
exemplares para 29,8 milhões. Enquanto isso, a Apple reduziu suas vendas
de 1,2 milhão para 0,8 milhão, e a categoria "Outros" caiu de 1,4
milhão para ínfimos 100 mil aparelhos neste segundo trimestre,
demonstrando que não tivemos um interesse muito grande dos usuários
indianos mesmo com as diversas promoções feitas pela Microsoft para tentar vender seus Lumias da geração X50.
Vale lembrar que a Índia é atualmente o terceiro maior mercado de smartphones
do mundo, perdendo apenas para China e Estados Unidos. Por se tratar de
um país emergente, a procura por modelos mais baratos é maior, algo que
a Nokia conseguia suprir com os Lumias 520 e 530, mas que a Microsoft
parece não ter sido capaz de continuar após adquirir o setor mobile da
finlandesa. Com isso, resta aguardarmos pelos próximos capítulos para
vermos se a casa de Redmond ao menos se dará ao trabalho de concorrer na
Índia ou fará como no Brasil, onde sequer lança novos aparelhos.
Fonte: cenariomt.com.br