Pesquisadores e Microsoft criam tatuagem inteligente que atua como trackpad


Em um futuro não muito distante, tatuagens serão um íntimo wearable para controlar dispositivos eletrônicos.

Pesquisadores da Microsoft Research, divisão de pesquisa da gigante de Redmond, e estudantes do MIT Media Lab se reuniram para desenvolver uma espécie de tatuagem eletrônica que se transforma em touchpad. Ela consegue controlar remotamente um smartphone ou ainda compartilhar dados usando tecnologia de aproximação NFC (Near Field Communication).

Batizada de DuoSkin, a tatuagem recorre a folhas de ouro (material condutor de eletricidade) e aplicação de outros materiais e componentes, além de software que tornam a tatuagem interativa.

Segundo os pesquisadores, a tatuagem, inicialmente, poderia ser usada para transformar a pele em trackpad, para obter dados e para mudar de cor com base na mudança de temperatura. 

Publicidade
Outras startups e pesquisadores também têm se dedicado a desenvolver tatuagens temporárias para fins médicos e até mesmo recorrer ao suor para geração de energia.

No ano passado, a startup Chaotic Moon apresentou um protótipo de adesivo inteligente que usa tinta condutora de energia e um aplicativo emparelhado para monitorar as funções vitais de seu usuário, incluindo aí batimentos cardíacos, pulso e temperatura corporal. 

Em 2010, um estudante da Carnegie Mellon, também em colaboração com a Microsoft Research, criou um dispositivo chamado Skinput, que foi desenhado para transformar o pulso ou as costas da mão em uma espécie de kinect para gestos. 

Segundo o MIT, a DuoSkin será apresentada em um simpósio de wearables no próximo mês.