Resultados da Kantar mostram Windows Phone com leve recuperação, mas ainda em queda
A situação do Windows Phone ao redor do mundo vem se tornando cada vez mais crítica com o passar dos meses, algo que já fez a plataforma descer à categoria "Outros" em território indiano. Agora, chegou a vez da conhecida companhia de pesquisa Kantar liberar seus números para os três meses terminados em junho, onde é possível termos uma ideia sobre o atual estado de Android, iOS e Windows Phone nos principais países em relação ao número de dispositivos vendidos no período.
De acordo com o que foi revelado, o robozinho verde da Google continua sendo a única plataforma a crescer em praticamente todos os locais analisados, excetuando apenas os Estados Unidos, onde na comparação ano-a-ano foi presenciada uma queda de 0,6%. Enquanto isso, iOS e Windows Phone seguem buscando espaço, com o sistema móvel da Microsoft brigando para tentar voltar a possuir alguma significância em locais onde chegou a ocupar a segunda colocação em um passado recente.
Comparação ano-a-ano
Ao analisarmos os números dos três meses terminados em junho e compararmos ao que foi atingido no mesmo período em 2015, vemos que o Windows Phone enfrentou queda em praticamente todos os países analisados, algo que chega a ser de quase 9% na Itália, onde o sistema era o segundo mais vendido no ano passado. A única exceção foi o Japão, onde as investidas recentes da Microsoft com companhias locais parecem ter finalmente começado a surtir efeito, fazendo com que o sistema aumentasse sua participação anteriormente inexistente em 0,3%.
A situação do iOS também não é das melhores em vários locais analisados, sendo enfrentada queda na participação em vendas de países como Itália, Espanha, China e Japão. Ainda que não seja algo extremamente preocupante devido à posição da Apple nestes mercados, é preciso que a companhia reveja sua política de vendas caso deseje alcançar números melhores nos próximos meses, principalmente com a chegada dos novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus em setembro.
Por último, temos o Android, que continua seu caminho rumo ao "quase monopólio". Na comparação ano-a-ano, o sistema da Google viu sua participação em vendas cair apenas nos Estados Unidos, onde o crescimento do iOS e também da categoria "Outros" fez com que o robozinho verde retraísse seus números em 0,6%. Algo importante a ser destacado é que a plataforma ultrapassou a faixa dos 91% de participação em vendas na Espanha, demonstrando assim a clara preferência do público local.
Comparação maio-junho
A análise comparativa entre os três meses terminados em maio e os três meses terminados em junho demonstram que o último mês foi de reviravolta em alguns sentidos. Algo que podemos notar logo de cara é que a Apple conseguiu recuperar terreno nos Estados Unidos, diminuindo assim a distância em relação ao Android. Por outro lado, o iOS viu seu espaço diminuir em mercados importantes como China e EU5 (conjunto dos cinco principais países da Europa), o que indica que a Maçã ainda tem caminho a percorrer.
O Windows Phone foi outro a mostrar uma leve recuperação em alguns países, mantendo sua participação em vendas estável nos Estados Unidos e França enquanto ganhou terreno na Espanha, Austrália e Japão. Vale notar, contudo, que a situação está longe de ser favorável à Microsoft no mercado de dispositivos móveis, já que em nenhum dos países analisados seu sistema conseguiu ultrapassar a faixa dos 6% em participação nas vendas durante o período terminado em junho.
Com a recuperação dos sistemas rivais, o Android viu sua hegemonia ser reduzida quatro dos 10 locais analisados, algo especialmente preocupante nos Estados Unidos onde foi presenciada uma queda de 3%. Considerando que a diferença para o iOS ainda é relativamente alta em todos os países com dados coletados pela Kantar, a Google possui algum tempo para se restruturar e voltar a crescer.
Fonte: tudocelular.com