Qualidade vs quantidade: Microsoft inicia remoção de apps da Windows Store


Acabou a vista grossa por parte da Microsoft na Windows Store. Desde os últimos meses, a companhia vinha alertando os desenvolvedores para que os mesmos atualizassem seus aplicativos com as novas classificações etárias da loja oficial da empresa, caso contrário, estariam correndo o risco de tê-los removidos até o final deste mês. No entanto, outro processo sério que está acontecendo por baixo dos panos, é que a gigante de Redmond resolveu realizar uma faxina geral na Windows Store, em um esforço para remover aplicativos de baixa qualidade, semelhante ao que a Apple anunciou ontem
.
Desde os últimos dias, as empresa tem enviado e-mails para vários desenvolvedores, informando-os que suas aplicações foram removidas da loja oficial do Windows devido à má qualidade. Em sua mais recente revisão da Windows Store, a Microsoft está avaliando se os aplicativos são bons o suficiente para serem oferecidos ao público, isto vale para todas as aplicações encontradas atualmente na loja, incluindo versões em beta privado.

Além disso, a Microsoft também está pedindo que os desenvolvedores possam eliminar quaisquer campanhas promocionais de seus aplicativos para evitar despesas com marketing. Da mesma forma, as reciclagens de nomes de aplicativos também estão sendo abolidas, o que significa que se uma aplicação é inédita, não há mais nenhuma garantia de que a mesma possa ser republicada com o mesmo nome.
A empresa ressalta que o motivo que os aplicativos inéditos foram afetados, é a falta de cumprimento com as seguintes políticas de qualidade da Windows Store:

Condições gerais:


  • Seu aplicativo deve ter metadados distintos e informativos.
  • Seu aplicativo deve fornecer ao usuário uma experiência valiosa e de qualidade.

Critérios específicos que podem ser aplicados ao seu aplicativo:


  • Verifique se o título não usa um nome semelhante a outro aplicativo ou serviço.
  • Use um título que é distintivo e legível.
  • Use um ícone que identifica o aplicativo, desta forma ficará mais fácil distinguir de outras aplicações.
  • Fornecer uma descrição clara e objetiva, concisa e de fácil entendimento.
  • Use uma descrição que dá aos clientes informações suficientes sobre a sua aplicação para entender o que ela faz.
  • Certifique-se que a descrição está de acordo com os recursos e funcionalidade do seu aplicativo.
  • Escolha imagens que apresentam aos clientes informações úteis sobre o que o seu aplicativo oferece, destacando os principais recursos.
  • Certifique-se que as capturas de tela ilustram com precisão as características e conteúdos do aplicativo.
  • Ofereça uma experiência valiosa para os clientes.
  • Em caso de um aplicativo pago, ofereça um valor que esteja de acordo com padrão de outras aplicações existentes na Windows Store.

Vale salientar que a Microsoft sequer alertou os desenvolvedores antes de retirar os aplicativos da loja, lembrando que não é a primeira vez que isso está acontecendo. Em junho de 2015, a companhia removeu várias aplicações da Windows Store de forma agressiva e direta, com o intuito de oferecer uma experiência de qualidade para seus clientes, o que acabou resultando na remoção de alguns apps de alta qualidade por acidente também. 

A iniciativa por parte da empresa é compreensível, visto que muitas pessoas se queixam de spam e réplicas de aplicativos com baixa qualidade na Windows Store, mas veremos qual será o resultado final disso.

Fonte: tudocelular.com