Microsoft admite que perdeu a batalha no mercado de smartphones
Mesmo os mais fans da microsoft devem admitir que a empresa nunca
conseguiu se consolidar no mercado de smartphones, a versão do Windows
para celulares nunca conseguiu passar dos 5% do mercado global e sequer
ao mesmo conseguiu chamar a atenção de desenvolvedores de aplicativos
para a sua plataforma.
Agora a Microsoft admite que perdeu esta
batalha, a declaração foi feita pelo próprio CEO, Satya Nadella em
um jantar de abertura da conferência WSJD Live, organizada pelo jornal
Wall Street Journal. Na ocasião, Nadella disse que “não havia dúvida” de
que a oportunidade foi perdida na área de mobilidade.
“Claramente
nós perdemos a chance com os celulares, sem dúvidas. Nossa meta agora é
garantir que iremos crescer em outras novas categorias”, afirmou o
principal executivo da Microsoft.
Apesar de a declaração ser
profundamente sincera, ela não chega a ser surpreendente para quem
acompanha as últimas ações da empresa. A Microsoft já demitiu quase
todos os funcionários que vieram junto com a aquisição da Nokia e não
lança um novo Lumia há um ano. Ao que tudo indica, a empresa já
abandonou a marca e pretende lançar um Surface Phone no ano que vem, mas
a esta altura é difÃcil imaginar que ele mude a maré da companhia nos
smartphones, servindo mais como uma forma de manter os fãs por perto.
O
que a empresa tem, sim, feito, e com sucesso, é redirecionar seus
esforços para outras categorias que podem crescer nos próximos anos.
Realidade virtual e aumentada foram destaques no evento recente da
empresa, e o Surface Pro tem crescido, incentivando a companhia a
expandir a linha com o laptop Surface Book e o desktop Surface Studio. A
empresa também tem investido pesado em inteligência artificial,
tecnologia que a indústria acredita ser capaz de substituir os apps como
conhecemos atualmente em alguns anos.
Fonte: arena4g.com