Google torna Chrome 15% mais rápido no Windows


Atualmente, o Google está fazendo um grande esforço para tornar o Chrome mais rápido e enxuto. A empresa anunciou um projeto para reduzir o uso de memória no início deste mês, por exemplo. Mas também começou a trabalhar em outras otimizações recentemente, que fazem com que o Chrome rode 15% mais rápido no Windows.

Começando com a versão 53 do Chrome de 64 bits e a versão 54 do de 32 bits, o Google começou a usar a tecnologia Profile Guided Optimization da Microsoft para acelerar os tempos de inicialização (em 17%), tempos de carregamento de nova aba (em quase 15%) e tempos de carregamento geral da página (em 6%) no Chrome.

Profile Guided Optimization (PGO) é um recurso das ferramentas de desenvolvedor do Visual Studio da Microsoft que mede como os usuários realmente interagem com um aplicativo. Em seguida, ele usa esses dados de treinamento e recompila o aplicativo com foco na otimização das funções mais usadas do app.

Segundo o TechCrunch, uma das técnicas mais eficazes que o PGO utiliza para acelerar os aplicativos é otimizar onde, na memória, as funções usadas com frequência são mantidas – pelo menos na situação ideal – , e essas funções podem ser mantidas no cache de instruções da CPU.
Detalhes sobre como o PGO funciona na prática podem ser encontrados neste link.