Avalanche na Steam: quase 40% dos jogos da plataforma foram publicados este ano


A plataforma Steam está ampliando a sua biblioteca cada vez mais conforme os anos avançam. Somente em 2016, foram publicados nada menos que 38% de todos os jogos existentes na loja virtual, quase o mesmo número do total de 2015 e 2014 somados.

Em números, são 4.207 novos títulos lançados este ano, enquanto no ano passado foram 2.964 (ou 26% do total) e, em 2014, 1.772 (16% do total). Em 2013, estrearam 565 jogos na plataforma.

Os dados foram colhidos pelo Steam Spy, e considera apenas novos jogos completos, descartando as DLCs, filmes e outros tipos de software.






Para entender esses dados, é preciso repassar a história da plataforma. Até 2005, apenas jogos da Valve eram publicados na Steam. Em 2006, quando passaram a ser aceitas publicações de terceiros, o número da biblioteca somou mais 71 títulos aos 13 incluídos nos dois anos anteriores.

Porém, o crescimento só começou, de fato, em 2012, quando cada ano viu um número maior de estreias. Resultado de uma política da Valve cada vez mais aberta para novos desenvolvedores na loja, que já não se preocupa mais tanto com a qualidade do que é publicado.

Isto levou a uma avalanche de novos títulos publicados por desenvolvedores independentes, no meio da qual há tanto ótimos títulos como projetos de péssima qualidade, como aponta o site Kotaku. Que segue:
"Na tentativa de lidar com os efeitos dessa avalanche (em vez de lidar com ela), a Valve recentemente introduziu conceitos como os Curadores da Steam, e, mais importante, redesenhou a página da loja para ajudar usuários a filtrar o lixo".
Por um lado, afrouxar as regras para permitir que qualquer um publique seu jogo em uma loja tão grande e popular como a Steam abre um mundo de possibilidades para ótimos desenvolvedores independentes. Por outro, acaba criando uma espécie de “corrida do ouro”, na qual picaretas publicam porcarias na esperança de faturar alguns trocados.