Atualização de Aniversário do Windows 10 Mobile marca ''''morte'''' de Lumias antigos


Ainda em maio deste ano vimos que o aplicativo Windows Insiders recebeu um update que o tornou obsoleto para dispositivos com o Windows 10 Mobile Redstone 1 instalado, já que as configurações do grupo de testes foram incluídas no próprio menu de ajustes do sistema. Com isso, começaram a surgir rumores de que os smartphones não-elegíveis para a atualização oficial do Windows 10 Mobile deixariam de receber os chamados updates cumulativos da geração Threshold 2, que eram disponibilizados por meio do ciclo Release Preview.

Após isto, foi a vez da nova líder do programa Insiders se manifestar sobre o assunto. De acordo com Dona Sarkar, as compilações prévias continuariam sendo enviadas ao grupo de testes sem qualquer tipo de problema, porém apenas aparelhos já atualizados com a geração Redstone 1 seriam capazes de receber as builds Redstone 2, o que deu a entender que o ciclo Release Preview deixaria de receber as versões Threshold 2 para receber os updates cumulativos da Redstone 1 após o dia 2 de agosto.

Caso você tenha ficado confuso com a quantidade de nomenclaturas utilizadas para as gerações do Windows 10, podemos resumir no seguinte:

Além da declaração de Dona Sarkar, tivemos um comunicado liberado extraoficialmente ao portal WinBeta ainda esta semana, onde foi comentado que os Insiders receberão compilações Redstone 2 a partir do dia 2 de agosto, reforçando assim os rumores de que teremos uma grande mudança nos ciclos de desenvolvimento do grupo de testes. Como visto, não foi exatamente confirmado que os aparelhos antigos que não puderam ir oficialmente ao Windows 10 Mobile seriam enfim abandonados completamente, sendo apenas indicado que isto aconteceria.

Após a última atualização para a build 14393.5 liberada no ciclo rápido do programa Insiders, entretanto, finalmente tivemos a confirmação de que os dispositivos não-elegíveis ao Windows 10 Mobile seriam descontinuados, pois diversos usuários estão relatando a incapacidade de baixar o sistema por meio do ciclo Release Preview, ficando assim presos no Windows Phone 8.1 caso não estejam utilizando uma compilação do programa.

Aqueles que já estão com o Windows 10 Mobile instalado por meio do grupo de testes deixarão de receber qualquer atualização e não poderão retornar ao Windows Phone 8.1 por meio do Windows Device Recovery Tool, pois caso o façam não será possível atualizar novamente o aparelho. Com isso, todos os donos de Lumias antigos e modelos de outras fabricantes que acabaram não participando da lista oficial do Windows 10 Mobile ficam agora em um “limbo”, precisando escolher entre continuar com a atual 10586.494 e seus problemas ou voltar ao Windows Phone 8.1 e não poder utilizar os novos aplicativos e funcionalidades nunca mais, ao menos não de maneira oficial.

Esta atitude da Microsoft provavelmente fará com que seu sistema para dispositivos móveis caia ainda mais em termos de engajamento em todo o mundo, já que mais da metade dos aparelhos foi deixado de lado na lista oficial de suporte do Windows 10 Mobile, o que obrigará quem quiser utilizar a nova versão do sistema a comprar um smartphone mais recente, e torcer para que ele conte com updates futuros.