Internet melhor: satélite de comunicações 100% brasileiro deve entrar em órbita em breve


O primeiro satélite 100% brasileiro destinado a comunicações já está em fase final de testes, e deve entrar e órbita em breve. O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) visa oferecer mais abrangência ao sinal de internet no país, o que deve beneficiar principalmente áreas remotas ainda offline ou com acesso reduzido.

A expectativa é que, depois de um longo projeto, o satélite finalmente seja lançado em 2017. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Banda Larga, e segue os passos de outros países que têm seus próprios satélites de comunicação para expandir a conectividade para regiões longe dos grandes centros urbanos.

O satélite é de uma nova geração ideal para esse tipo de projeto. Ele utiliza a banda Ka, que permite conexão sem fio comparável com redes tradicionais cabeadas pelo solo, mesmo usando antenas de menor dimensão. A uma tecnologia que fornece internet mais barata e facilmente instalável.

O objetivo também é garantir sigilo de comunicações da inteligência e dos militares brasileiros. Como os serviços de internet são oferecidos por empresas estrangeiras ou de capital aberto, há o risco de vazamento de dados confidenciais mesmo que haja garantias contratuais de proteção da conexão.

É um risco que o governo brasileiro não deverá tomar, ao menos a partir do ano que vem. Segundo o diretor de banda larga da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Artur Coimbra, o funcionamento do satélite é essencial para evitar "interrupções nos serviços em uma situação de conflito internacional ou decorrente de outros interesses políticos ou econômicos".

Fonte: tudocelular.com