Governo vai começar a usar biometria para login em serviços públicos online


O governo brasileiro começará a usar identificação por biometria para que cidadãos façam login em sites públicos. A informação foi confirmada por Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do interino Michel Temer. O uso de impressão digital servirá para facilitar identificação do usuário, com teste piloto marcado para o começo de 2017.

A novidade será implementada graças a uma parceria entre a Secretaria e o Tribunal Superior Eleitoral. O TSE já possui uma base de dados robusta, graças ao cadastro biométrico de milhões de brasileiros iniciado há alguns anos para uso em urnas eletrônicas.

O piloto será realizado com sistemas de documentação interna de ministérios. Para obter acesso a documentos, servidores deverão realizar autenticação com biometria ou com certificado digital. Esse último mecanismo já vem sendo estimulado pelo menos há dois anos, mas ainda enfrenta barreira de preço e acessibilidade.

A intenção, depois do período de testes, é expandir o uso de impressões digitais para serviços públicos com acesso online. Pagotti não detalha exatamente quais seriam os primeiros a receberem a novidade, mas exemplifica o uso da tecnologia em sistemas de benefícios sociais - seria uma alternativa para evitar fraudes, por exemplo.
O secretário também mencionou o uso de Big Data para fornecer insights a gestores públicos. O uso dessas informações ainda engatinha, mas deve se tornar um dos focos da gestão, ao menos nos próximos meses antes das novas eleições para o executivo nacional.

Fonte: tudocelular.com