Microsoft Keynote: novidades que podem ou não aparecer durante o evento de 26 de outubro
A Microsoft oficializou recentemente um evento que será realizado no dia 26 de outubro, dando base para inúmeros rumores que circulam há algum tempo nos principais meios de mídia por todo o mundo. Como estamos muito próximos do evento, resolvemos separar um compilado com os principais produtos e novidades esperados para a conferência da casa de Redmond, possibilitando assim que tenhamos uma ideia melhor do que poderá ou não ser apresentado pela empresa.
Vale notar que não tivemos qualquer comentário oficial por parte da Microsoft com relação ao que está sendo preparado para o evento, o que significa que tudo até o momento não passa de especulações com base nos inúmeros relatos vistos até o momento por fontes extraoficiais. Devido a isto, pode ser que alguns itens tidos como "certos" para marcarem presença no evento não sejam de fato apresentados ao público no próximo dia 26 de outubro.
Surface PC All-in-One e acessórios
Começando
pelos produtos da linha Surface que devem ser apresentados durante o
evento, temos o PC All-in-One, que viria em conjunto com inéditos
teclado e mouse com a marca da divisão anteriormente exclusiva de
tablets. Os acessórios inclusive já foram encaminhados para o órgão de registro dos Estados Unidos, enquanto o Surface AIO por enquanto foi flagrado apenas em patentes da Microsoft.
Até o momento não tivemos muitas informações a respeito do primeiro computador de mesa da linha Surface, sendo comentado apenas que ele viria com chipset Intel de sexta geração e três tamanhos diferentes de tela. Enquanto a menor, com 21 polegadas, teria resolução Full HD, as outras duas com 24 e 27 polegadas contariam com resolução Ultra HD, o que dá a entender que suas especificações técnicas de RAM e armazenamento também devem ser superiores.
Até o momento não tivemos muitas informações a respeito do primeiro computador de mesa da linha Surface, sendo comentado apenas que ele viria com chipset Intel de sexta geração e três tamanhos diferentes de tela. Enquanto a menor, com 21 polegadas, teria resolução Full HD, as outras duas com 24 e 27 polegadas contariam com resolução Ultra HD, o que dá a entender que suas especificações técnicas de RAM e armazenamento também devem ser superiores.
Projeto Scorpio
Passando para o novo console de jogos da empresa, a própria Microsoft já liberou diversas informações a respeito do Projeto Scorpio, afirmando que ele viria com capacidade de executar jogos em resolução 4K com uma alta taxa de quadros por segundo para poder superar o que foi visto no PS4 Pro apresentado recentemente pela Sony. A dona do Windows, por sinal, pode estar pensando em adiantar o lançamento do Projeto Scorpio por causa de seu rival, algo que reforça as possibilidades dele aparecer no evento do dia 26 de outubro.
Vale notar que mesmo a aparição do Projeto Scorpio no evento não confirma sua comercialização ainda em 2016 como acontecerá com o PS4 Pro, o que por si só já dará uma vantagem de alguns meses para a Sony "ganhar espaço" com seu console de nova geração. Ainda assim, ao menos demonstrar uma versão finalizada do produto já será algo por parte da Microsoft, principalmente se a empresa conseguir convencer parceiras importantes a investir em exclusivos para o Windows 10.
Windows 10 Redstone 2
Obviamente que um evento da Microsoft não pode deixar de contar com o atual carro-chefe da empresa no ramo de sistemas operacionais. Na conferência, é esperado que a empresa destaque as novidades que veremos nas próximas builds do Windows 10 Redstone 2, que atualmente está disponível aos membros do programa Insiders em sua compilação de número 14946 tanto em dispositivos móveis quanto em desktops.
Vale notar que novidades como tiles interativas, modo paisagem na tela inicial, transparência na central de ações e outras mudanças mais drásticas devem ser vistas apenas em 2017, porém nada impede que a companhia dê uma demonstração prévia do que está por vir.
Plataforma UWP
Passando para a Plataforma Universal do Windows, é provável que a Microsoft apresente uma versão atualizada de sua ferramenta de conversão de apps de outros sistemas para a UWP, permitindo assim que a Windows Store possa receber aplicações feitas inicialmente para Android, iOS, Web, Win32, e muito mais. Este, inclusive, foi visto como um dos principais pontos de apoio do Windows 10 Mobile e da própria Windows Store como um todo, mas que até o momento ainda caminha de maneira extremamente lenta.
Produtos de companhias parceiras
A Microsoft sempre baseou o sucesso do Windows em companhias parceiras, já que por ser uma empresa majoritariamente de software a casa de Redmond conta com pouca expertise em outras áreas. Mesmo que de uns tempos pra cá isto tenha mudado com as divisões Xbox e Surface, a dona do Windows continua tirando seu maior sustento de outras empresas, licenciando o uso do sistema e demais serviços ou lucrando com patentes.
Na conferência do dia 26 de agosto, é provável que vejamos novos produtos de parceiras como Asus, Dell, HP, Lenovo, dentre outras, principalmente no mercado de notebooks e tablets 2-em-1, algo que se tornou bastante rentável desde o lançamento de modelos mais recentes da linha Surface Pro. Além disso, podemos ter também a apresentação de um novo smartphone da HP, desta vez sendo um aparelho focado no mercado consumidor ao invés do cliente corporativo como tivemos no Elite X3.
Outros produtos
Recentemente vimos que a Microsoft havia descontinuado sua pulseira inteligente Band 2, sendo até mesmo vazadas imagens de um protótipo da Band 3 que também teria sido cancelado. Ainda assim, a empresa parece ter planos de voltar a investir em dispositivos vestíveis em um futuro breve, sendo possível (mas pouco provável) que algo nesta linha seja apresentado por ela no próximo evento.
Outra novidade igualmente improvável de aparecer durante a conferência do dia 26 de outubro é o Surface Phone, que vem sendo especulado há bastante tempo e até o momento não conta com qualquer informação mais concreta a seu respeito. Além dele, não devemos ver também novos produtos para as linhas Surface Pro e Surface Book, todos esperados para o terceiro ou quarto trimestres de 2017.