Microsoft remove quase 30% de aplicativos da Loja do Windows por conta da classificação etária


Desde o final de setembro a Microsoft vem falando sobre remover aplicativos da Loja do Windows que não atendessem a um novo acordo de classificação etária internacional. A nova exigência foi anunciada em janeiro deste ano, mas só em outubro foi iniciada a remoção.

Os efeitos dessa nova exigência foi sentido principalmente na Itália. Um levantamento do Windows Blog Italia apurou que mais de 90 mil apps foram removidos da Loja local por conta dessa questão.

No total, foram exatas 90.291 remoções na Loja do Windows italiana entre 26 de setembro e 19 de outubro. O número representa uma fatia de 27% do total de aplicativos cadastrados na loja em língua italiana. Sobraram 239.216 de um total de 329.507.

Por enquanto, não há dados da versão americana da Loja do Windows. Até um ano atrás, contava-se um total de 669 mil apps registrados nesta versão da loja, o que pode ter aumentado consideravelmente desde então. É possível que o total de aplicativos tenha mais ou menos a mesma proporção.

Neste caso, teríamos 180 mil apps removidos da Loja do Windows americana, restando algo em torno de 489 mil ainda. Claro, isto é uma projeção baseada no total calculado há mais de um ano, imaginando-se que a mesma proporção da versão italiana tenha sido atingida.

Lembrando que, além da classificação etária, a Microsoft também está se esforçando para remover aplicativos de baixa qualidade disponíveis. A companhia pretende oferecer mais qualidade do que quantidade para os usuários, ao menos por enquanto. E nada como aproveitar uma faxina para já fazer uma limpeza mais geral.

Fonte: tudocelular.com